A comissão especialmente formada por técnicos da Minasul já selecionou os 20 finalistas para a categoria café natural e dez para a cereja descascado/despolpado. No dia 19 de outubro, a Minasul irá divulgar os nomes dos vencedores. A 25ª Edição do Concurso Qualidade Minasul de Café recebeu um número recorde de 320 amostras.
Dentre as 30 amostras selecionadas, os cafeicultores varginhenses emplacaram nove amostras, uma de cereja descascado e oito de café natural. Por região, o Sul de Minas fica com 24 dentre as 30 amostras selecionadas. As amostras escolhidas da região de cereja descascado são de cafeicultores de Varginha (1), Nepomuceno (1), Ilicínea (2), e Carmo da Cachoeira (2).
Quanto as amostras de café natural do Sul de Minas escolhidas 8 de Varginha, duas de Ilicínea, duas de Itumirim, uma de Luminárias, uma de Monsenhor Paulo, uma de Campanha e uma de Nepomuceno.
Francisco Lentini, supervisor do departamento e juiz principal do concurso, diz que “a cada safra, aumentamos nosso volume de cafés identificados como especiais, consequentemente, melhorando a qualidade e diversificando o portfólio de sabores, atendendo a diferentes tipos de clientes”. Para Lentini, o número de inscritos mostra que os cafeicultores têm se preocupado em melhorar a produção de café para atender a demanda do mercado consumidor por um produto de qualidade.
Os cafés participantes são avaliados por uma Comissão Julgadora composta por Q-Graders, e analisados de acordo com o protocolo da SCA – SpecialtyCoffeeAssociation. A Nucoffee Syngenta – Nutrade Comércio Exportação será a compradora dos lotes e disponibilizará as amostras em leilão virtual.
A 25º Edição do Concurso Qualidade Minasul de Café é uma realização da Minasul com apoio da Nucoffee Syngenta e órgãos ligados ao Conselho Municipal de Café. Desde 1993 a Minasul organiza o Concurso de Qualidade Minasul de Café, com o objetivo de promover a qualidade do café de seus cooperados junto aos mercados nacional e internacional.
Comentários
Postar um comentário