Cemig se prepara para período chuvoso um pouco acima da média no Sul de Minas Gerais







O período chuvoso começou em outubro e se estende até abril de 2018 e estará sob influência do fenômeno La Niña, que se forma no Pacífico, e deverá ganhar força a partir de novembro, podendo provocar uma ligeira queda nas temperaturas no Sul de Minas. Com relação às chuvas, elas devem ficar acima da média histórica.

Segundo o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, outubro fecha com precipitações abaixo da média no Sul de Minas em 14%. Novembro e fevereiro/2018 serão os meses com chuva cerca de 5% superiores que a média histórica. Janeiro do próximo ano, segundo ainda Arthur, a ocorrência de chuvas deve ficar a apenas 2% da média. Dezembro e março com 4% e 3% a menos que a média, respectivamente. Para prevenir a ocorrência de interrupções no fornecimento de energia elétrica no Sul de Minas, a Cemig inspecionou 74% de toda a rede urbana da região, e cerca de 5 mil árvores em conflito com a rede elétrica foram podadas. As equipes de manutenção fizeram a limpeza de faixa nas redes rurais, numa área superior a 7 milhões de metros quadrados. Em toda a região sul, 349 postes foram substituídos e 927 estruturas receberam manutenção. A empresa também está investindo na automação do sistema. A região recebeu a instalação de 104 religadores, equipamentos que são comandados remotamente e permitem agilizar o restabelecimento de energia durante ocorrências acidentais no sistema elétrico.



Mobilização

para atendimento

Além de todas essas ações e investimentos diretamente relacionados ao sistema elétrico, a Cemig conta com um serviço de meteorologia, que prevê a ocorrência de tempestades. A partir do alerta meteorológico, é redimensionado o número de atendentes do Fale com a Cemig e de equipes prontas para realizar os serviços de restabelecimento de energia, de forma a atender a demanda extraordinária que surge com as chuvas. As equipes de plantão são também previamente acionadas e posicionadas estrategicamente nas unidades da empresa, para atuar com maior agilidade. Neste ano, dependendo da previsão meteorológica e dos efeitos causados por uma tempestade, até 1.100 empregados podem ser acionados. Além disso, a Cemig continua sendo a distribuidora de energia elétrica do Brasil com a maior central de atendimento a clientes. O Fale com a Cemig – 116 funciona 24 horas por dia, com capacidade para fazer mais de 220.000 atendimentos por dia, inclusive por meio do atendimento eletrônico.



Canais de atendimento

O aplicativo Cemig Atende, disponível para smartphones e tablets, conta com 18 serviços, nos sistemas operacionais Android, IOS e Windows. A agência virtual, no portal da Cemig, também oferece diversos serviços com conforto, agilidade e segurança.

Comentários