Orquestra Sinfônica do Exército se apresenta nesta quinta








Por Igor de Castro Andrade


2 / 8












A Orquestra Sinfônica do Exército se apresentará na quinta (21/9), a partir das 19h, no Pátio Sargento Max Wolf Filho – ESA, em Três Corações. O evento será gratuito e aberto ao público.

A orquestra será regida pelo Tenente Fabiano e um dos momentos especiais será a canção “1812”, de Tchaikovsky, que contará com o grupo de Artilharia do Exército, que fará uma salva de tiros de canhão. E não é fácil: segundo o Tenente Caio Cesar para chegar ao nível de tiro, os alunos de artilharia precisam de no mínimo um ano de qualificação e o curso completo são dois anos.

E o repórter aqui acompanhou os ensaios da orquestra e pode dizer: “está de arrepiar!”.

A apresentação cultural faz parte da XXII MAREXAER, que é uma competição desportiva entre Marinha, Exército e Aeronáutica.

Fotos: Igor de Castro Andrade
_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a Orquestra Sinfônica do Exército:

Foi criada pela Portaria Nr 45-DEP, de 25 de junho de 2002, pelo então comandante do Exército, General Gleuber Viera, com sede em São Paulo-Capital e vinculada ao Comando Militar do Sudeste (Base de Administração e Apoio do Ibirapuera).

O plano de ação da Banda Sinfônica do Exército é fundamentalmente fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, estabelecendo um elo artístico cultural com a sociedade brasileira, constituindo-se verdadeira alavanca estratégica para a difusão da música e das tradições da Força Terrestre.

Teve como Diretor Artístico-Musical e Regente Titular o Maestro Benito Juarez e também fundador e Regente Titular do Coral da Universidade de São Paulo, o qual trouxe uma nova identidade para o desenvolvimento deste projeto cultural, emprestando seu notável conhecimento artístico e profissional, aplicando de maneira ímpar sua didática musical, dando um salto para evolução da música, principalmente a de origem erudita, dentro do Exército Brasileiro.

Atualmente tem como Diretor Artístico o Maestro Eduardo Pereira

Fonte: www.funceb.org.br

Comentários