‘Esquadrilha Arcanjo’ do Corpo de Bombeiros de Varginha salva vítima que praticava trekking na serra de Passa Quatro
Na tarde desse domingo, 13 de agosto, a Esquadrilha Arcanjo do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realizou um salvamento aéreo de uma vítima que praticava trekking (corrida de aventura) na Serra de Passa Quatro/MG.
Por volta das 13:00h, a 2ª Cia do Batalhão de Operações Aéreas na cidade de Varginha foi acionada através do Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Lourenço onde, segundo o solicitante, a vitima teria caído na Serra de Passa Quatro em um local denominado Pedra da Mina. O helicóptero decolou da cidade de Varginha chegando no local da ocorrência 40 minutos após o acionamento.
No local, a vítima,Juan Gonçalves Siqueira, 22 anos, encontrava-se consciente e orientado, com lesões na perna esquerda, sem condições de andar. Após ser atendida pela equipeaeromédica do SAMU, foi transportada de helicóptero até a cidade de São Lourenço, onde foi transferida para ambulância do SAMU de São Lourenço. O atendimento pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros foi de essencial para a vítima, pois o salvamento por via terrestreera estimado em7 horas, por parte da equipe de solo que atendia o caso. O local do acidente era de difícil acesso, com grande variação altimétrica. O Pico da Pedra da Mina é oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil, com 2.798 metros de altitude. A Pedra da Mina situa-se na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. O cume é ainda o ponto mais alto da serra da Mantiqueira e do estado de São Paulo, e a segunda montanha mais alta de Minas Gerais.
Segundo a própria vítima, que é um guia local experiente e praticante de corrida de aventura, a travessia neste trecho é uma das mais difíceis do Brasil. Em uma rede social ele agradeceu ao apoio dos amigos e do Corpo de Bombeiros e complementa” as pessoas devem vir preparadas, com orientação de um guia experiente. “
O Capitão Pessoa, comandante do helicóptero Arcanjo, comentou: “é muito importante que as pessoas tenham em mente os perigos existentes em situações como essa. Neste caso, graças à experiência da vítima, que estava acompanhado e com equipamento de GPS, foi possível o rápido atendimento, sem maiores complicações. “
Comentários
Postar um comentário