Programa do Sebrae treina professores e gestores das escolas municipais de Varginha



A sociedade contemporânea vem cada vez mais exigindo pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, com capacidade de aprender e adaptar-se a novos desafios e promover transformações. Com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino fundamental, médio, técnico e superior do estado, o Sebrae Minas realiza o programa Cultura Empreendedora, formando professores e despertando a comunidade escolar para novas possibilidades no processo de aprendizagem. “O programa do Sebrae tem o objetivo de estimular as características empreendedoras em crianças e jovens, para que sejam protagonistas de sua própria história”, afirma Arrison.

Desde 2014, profissionais da Educação em Varginha participam de uma capacitação que investe na cultura empreendedora dentro das escolas. A primeira etapa da formação contou com a participação de aproximadamente 50 gestores, dentre eles diretores, orientadores educacionais, supervisores pedagógicos e coordenadores da Seduc – Secretária de Educação.

O objetivo da formação foi capacitar os gestores para desenvolverem projetos empreendedores na prática pedagógica. O curso apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual, além de quatro temas transversais, como a cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

Ao considerar que o empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado, o escritório regional do Sebrae de Varginha, por meio do Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, incentiva o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios. Por isso, a escola deve garantir uma educação que estimule a criatividade e o pensamento crítico, pois ninguém melhor que uma criança e o adolescente para dar asas à imaginação.

Na região Sul do estado, o Sebrae Minas realiza o projeto em diversas instituições de ensino, oferecendo práticas pedagógicas inovadoras que possibilitam ao educador desenvolver e aprimorar competências empreendedoras nos alunos. Com o programa Cultura Empreendedora nas Escolas, o Sebrae Minas tem o propósito de despertar novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem das escolas e universidades, focadas no mercado e no fortalecimento do ecossistema empreendedor da instituição. Somente em 2017, a regional Sul do Sebrae Minas pretende capacitar 130 escolas da região na metodologia. Desde o início do ano, o programa tem sido implantado ou está em realização, além de Varginha, nas cidades de Alfenas, Caxambu, Conceição da Aparecida, Cristina, Elói Mendes, Itanhandu, Lavras, Machado, Piranguinho, Piranguçu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santana da Vargem, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Toledo e Três Corações.

Comentários