O IMA vai entregar na segunda-feira, 24 de julho, em Poços de Caldas, certificados do Programa Certifica Minas Café (CMC) e UTZ (empresa holandesa responsável por um dos principais programas de certificação de café do mundo) para 31 produtores mineiros de café. Produtores de Varginha e a Cooperativa Minasul já têm esta certificação. Nesta edição cafeicultores de Três Pontas, Alfenas e Boa Esperança vão receber o diploma.
Um dos grandes benefícios para os cafeicultores certificados é que passarão a ter maior acesso a mercados (nacional e internacional) e com ágio na comercialização, ou seja, poderão conseguir preços melhores para o seu produto.
Para conceder o selo a UTZ reconhece que os produtores certificados pelo Programa Certifica Minas Café (CMC) podem obter, automaticamente e sem qualquer custo adicional, no primeiro ano, um certificado UTZ. O UTZ é um programa de certificação mundial que define regras para a produção e abastecimento de café, chá e cacau. Os produtores que aderem a este sistema tem seu produto mais valorizado e reconhecido no mercado interno e externo. Baseia-se num sistema de rastreabilidade que assegura que os produtos foram cultivados e colhidos de forma responsável, dentro das normas técnicas pré-estabelecidas. Engloba requisitos de gestão, rastreabilidade, boas práticas agrícolas, além de aspetos ambientais e sociais específicos.
Os produtores inscritos no programa Certifica Minas Café que estejam interessados em aderir ao sistema devem formalizar a adesão junto ao IMA ou Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) mais próximos de sua propriedade.
O Certifica Minas é um programa do governo mineiro, executado pelo IMA e pela Emater-MG, ambos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O programa garante o crescimento da participação da produção agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional e foi reconhecido pela UTZ Certified, como organismo certificador referência no país.
Uma das ações do Certifica Minas é o programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras, que tem por objetivo atestar a conformidade das propriedades produtoras com as exigências do comércio mundial, possibilitando ao café mineiro consolidar e conquistar novos mercados. As orientações para adequações das propriedades são feitas pela Emater, enquanto as auditorias preliminares para checar as adequações aos padrões internacionais são realizadas pelo IMA. Concluindo o processo, uma certificadora faz uma auditoria final e concede a certificação às propriedades aprovadas. Atualmente, 1.643 produtores de café são certificados no programa.
Comentários
Postar um comentário