G1 Sul de Minas
Análise diz que sistema de transporte público está deficitário em Varginha (Foto: Márcio Borges / Varginha Online)
Objetivo é abrir possibilidade para que população possa apresentar sugestões sobre novo modelo de transporte para a cidade.
Uma audiência pública na noite desta terça-feira (4) vai discutir a situação do transporte coletivo de Varginha. O evento acontece às 19h no plenário da Câmara. O objetivo é abrir a possibilidade para que a população possa apresentar sugestões para um novo modelo de transporte.
Uma nova lei para o transporte público municipal já está na Câmara e aguarda análise dos vereadores. A atual legislação que regulamenta o transporte público na cidade é de 1991.
Recentemente, um relatório de uma empresa contratada pela prefeitura para analisar o transporte público na cidade apontou que o sistema está deficitário. A iniciativa teve como objetivo fazer um diagnóstico dos principais problemas e propor soluções para o serviço dos ônibus coletivos antes da realização de uma nova licitação do transporte no município, o que deve ocorrer em breve.
Deficiências no transporte
Segundo o relatório feito pela empresa contratada pela prefeitura, será necessário criar o bilhete integrado para otimizar a circulação dos ônibus. Hoje, todas as 23 linhas passam pelo Centro, e os coletivos disputam espaço com os carros.
Além disso, o documento diz que para fazer essa otimização, a empresa que vencer a licitação precisa ter no mínimo 60 veículos. A Autotrans, empresa atualmente responsável pelo serviço, possui 52 veículos.
O relatório aponta ainda que são realizadas 16.386 viagens por mês, mas para atender a necessidade da população, o número de viagens precisa ser de pelo menos 19.494 ao mês. E fora dos horários de pico, deveria ser utilizados micro-ônibus.
Comentários
Postar um comentário