O Aterro Sanitário de Varginha começa a funcionar oficialmente neste sábado (01/07). A inauguração acontece às 11 horas com as presenças de autoridades e diretores da companhia. A assinatura do contrato ocorreu durante a realização do evento “1º Fórum Varginha Rumo à Universalização do Saneamento”, na Cidade Universitária, no dia 5 de junho.
Instalado em uma área de 20 hectares, a 10 km do centro de Varginha, o aterro sanitário utiliza as melhores técnicas de engenharia para esse tipo de obra. Após a terraplenagem do local, o terreno foi impermeabilizado, para que não haja contaminação das águas subterrâneas.
Foram construídas então as linhas para condução dos líquidos contidos na massa orgânica de resíduos aterrados, o chamado chorume. Esses líquidos serão conduzidos para uma lagoa de reservação, ao lado do aterro, e, posteriormente, coletados e encaminhados para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Varginha.
Os gases, que também são produzidos pela decomposição de matérias orgânicas, serão queimados, podendo, no futuro, serem aproveitados como fonte energética. Os resíduos depositados no aterro serão compactados e cobertos com terra do próprio local, conferindo melhor estruturação do aterro.
Copasa em Varginha
A Copasa opera os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Varginha, desde dezembro de 1983.
A cidade é abastecida por captação superficial no Rio Verde, no Ribeirão Santana, no Rio Palmela, além de fontes subterrâneas. O tratamento da água ocorre em três estações. O esgoto coletado é tratado em outras três estações, localizadas nos bairros Santana, São José e Distrito Industrial Cláudio Galvão Nogueira.
Comentários
Postar um comentário