Uma comitiva de Varginha esteve em Belo Horizonte no gabinete do secretário de Estado de Governo, Odair Cunha. Na pauta, melhorias para o aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky.
De Varginha participaram da reunião o secretário de Turismo e Comércio de Varginha, Barry Charles; o coordenador Comercial de Cargas da BH Airport, Marcelo Peloso; o gestor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Varginha, Arrison Nogueira; e o responsável pelo aeroporto de Varginha, Rogério Evaristo.
O objetivo do encontro foi tratar da possibilidade de qualificar a infraestrutura do aeródromo com a construção de uma cerca patrimonial e uma estação meteorológica automática.
A cerca patrimonial é requisito mínimo de segurança para aeroportos. A falta deste item pode, inclusive, culminar com o cancelamento da homologação. Já estação meteorológica automática é composta de uma unidade de memória central (“data logger”), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.
Já estação meteorológica automática é composta de uma unidade de memória central (“data logger”), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.
De acordo com o diretor do Aeroporto, Rogério Evaristo, as adequações trarão maior desenvolvimento econômico para a região. “Estas reivindicações têm grande representatividade não apenas para Varginha, mas para todo o Sul de Minas. São investimentos que irão trazer empresas para a região e, consequentemente, desenvolvimento econômico”, explica.
Durante o encontro, Odair Cunha solicitou que os representantes de Varginha encaminhem à Secretaria de Estado de Governo (Segov) um descritivo do projeto para a análise de viabilidade. “Como é do conhecimento de todos, o Estado passa por uma grave crise financeira, entretanto, vamos encaminhar as demandas ao governador Fernando Pimentel e verificar a possibilidade de execução. É uma demanda que irá beneficiar todos os municípios da nossa região”, destaca.
Aeroporto de Varginha
Fundado em 1948, atualmente o Aeroporto de Varginha recebe voos comerciais da Azul Linhas Aéreas, além de fazer parte do Projeto de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo (Pirma) – uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Codemig e em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), e que visa promover o desenvolvimento econômico regionalizado.
Compartilhar
Comentários
Postar um comentário