Aeroporto Municipal de Varginha é tema de reunião com secretário de Governo de Minas








Uma comitiva de Varginha esteve em Belo Horizonte no gabinete do secretário de Estado de Governo, Odair Cunha. Na pauta, melhorias para o aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky.

De Varginha participaram da reunião o secretário de Turismo e Comércio de Varginha, Barry Charles; o coordenador Comercial de Cargas da BH Airport, Marcelo Peloso; o gestor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Varginha, Arrison Nogueira; e o responsável pelo aeroporto de Varginha, Rogério Evaristo.

O objetivo do encontro foi tratar da possibilidade de qualificar a infraestrutura do aeródromo com a construção de uma cerca patrimonial e uma estação meteorológica automática.

A cerca patrimonial é requisito mínimo de segurança para aeroportos. A falta deste item pode, inclusive, culminar com o cancelamento da homologação. Já estação meteorológica automática é composta de uma unidade de memória central (“data logger”), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.

Já estação meteorológica automática é composta de uma unidade de memória central (“data logger”), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.

De acordo com o diretor do Aeroporto, Rogério Evaristo, as adequações trarão maior desenvolvimento econômico para a região. “Estas reivindicações têm grande representatividade não apenas para Varginha, mas para todo o Sul de Minas. São investimentos que irão trazer empresas para a região e, consequentemente, desenvolvimento econômico”, explica.

Durante o encontro, Odair Cunha solicitou que os representantes de Varginha encaminhem à Secretaria de Estado de Governo (Segov) um descritivo do projeto para a análise de viabilidade. “Como é do conhecimento de todos, o Estado passa por uma grave crise financeira, entretanto, vamos encaminhar as demandas ao governador Fernando Pimentel e verificar a possibilidade de execução. É uma demanda que irá beneficiar todos os municípios da nossa região”, destaca.



Aeroporto de Varginha

Fundado em 1948, atualmente o Aeroporto de Varginha recebe voos comerciais da Azul Linhas Aéreas, além de fazer parte do Projeto de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo (Pirma) – uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Codemig e em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), e que visa promover o desenvolvimento econômico regionalizado.
Compartilhar

Comentários