G1 Sul de Minas
Exames apontaram alto índice de coliformes fecais; consumo estaria ligado a aumento nos casos de diarreia na cidade. (Foto: Reprodução EPTV)
Contaminação em minas de água causa aumento de casos de diarreia em Varginha.
Duas minas de água de Varginha estão impróprias para o consumo humano. A constatação foi feita após a Vigilância Epidemiológica pedir exames nas águas nos bairros Sion e Parque Centenário devido ao aumento nos casos de diarreia na cidade.
Só em abril, pelo menos 100 casos de diarreia aguda foram registrados nos hospitais da cidade. “É a água de mina. Ela é clarinha, limpinha. Ela é até bonita, é fresquinha, mas pode esconder germes, microrganismos responsáveis por doenças, que muitas vezes podem não ter gravidade, mas que podem evoluir para uma gravidade”, diz Roseana Souza e Silva, que é coordenador do setor epidemiológico de Varginha.
Segundo o secretário de Saúde do município, Mário Terra, os locais serão sinalizados e a população orientada sobre os riscos do consumo. "Nós vamos identificar essas duas minas, dizendo que estão impróprias para o consumo humano. E pedir à população para que não utilize essa água pelo menos por enquanto, até que outras análises possam ser feitas".
Além disso, novas análises devem ser realizados nas minas. "Se houver necessidade de consumir essa água, que as pessoas se preocupem em ferver a água, filtrar. Mas hoje ela está imprópria para o consumo", explica.
Comentários
Postar um comentário