Governo estadual entrega veículo e tablet para Varginha





Nesta sexta-feira (05/05), o governador Fernando Pimentel entregou 46 veículos para os escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG). A ação representa um investimento de R$ 1,6 milhão e contemplará 14 Territórios de Desenvolvimento.

Os veículos irão beneficiar 40 municípios mineiros e serão utilizados no atendimento dos agricultores, principalmente produtores de café, e no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Estado. Entre os municípios contemplados está Varginha, no Território Sul, que receberá um veículo Fiat Pálio.

“O governador Fernando Pimentel tem buscado fornecer melhores condições e estrutura para que os servidores das diversas áreas exerçam suas atividades. Iniciamos a semana com a distribuição de 160 carros para o IEF, dobrando a frota do Instituto, e terminamos com mais essa entrega, agora em benefício da agricultura do nosso Estado”, destaca o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha.

Do total de veículos, 25 são provenientes de Convênio de Cooperação Técnica e Financeira celebrado entre a Emater, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Desses, 20 serão destinados aos escritórios locais da Emater e cinco para a Epamig.

Já os outros 21 são de contrato celebrado entre a Emater e a União, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Ambos possuem o intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Ainda durante a cerimônia, o governador Fernando Pimentel fez o anúncio da estratégia do Geoportal “Observatório da Agricultura” e a entrega de 449 tablets para os extensionistas da Emater-MG. Esta ação também irá beneficiar o município de Varginha. O Geoportal “Observatório da Agricultura” consiste em um sistema de informações estruturadas sobre a agropecuária de Minas Gerais, em que serão disponibilizados dados, mapas e informações diversas das principais cadeias do agronegócio, como a cafeicultura. Os tablets irão contribuir para os extensionistas validarem em campo o mapeamento realizado pelo Observátório da Agricultura.

O sistema será uma ferramenta de grande utilidade, principalmente para o produtor rural empreender a gestão da propriedade, para o gestor público na formulação de políticas consistentes, e para a sociedade que terá acesso a imagens e dados on-line.

Comentários