Varginhense Aloysio Ribeiro de Almeida toma posse como vice-presidente da Federaminas



O varginhense, Aloysio Ribeiro de Almeida, 84 anos, foi empossado na última sexta-feira (24) como vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais – Federaminas, para o triênio 2017/2019.

A solenidade foi muito prestigiada por empresários de diversos setores e também por políticos, representantes de entidades empresariais e de associações comerciais de Minas Gerais e de vários estados brasileiros. O evento aconteceu no auditório do Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, com a presença de cerca de 300 pessoas.

Político e empresário, Aloysio foi eleito em dois mandatos para prefeito de Varginha. Ultimamente, ocupava o cargo de presidente da Associação Comercial e Industrial de Varginha – Aciv. Se afastou para aceitar esta nova empreitada.

“A Federaminas tem como missão representar, defender e promover o desenvolvimento das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais com sustentabilidade e valorização do associativismo. Ter um representante de Varginha dentro da entidade é de grande importância não só para Aciv, mas também para os empresários de Varginha. Através deste apoio é possível conseguir cursos, palestras e treinamentos para capacitar e desenvolver o comércio de nossa cidade”, disse Aloysio.

“Sabemos da grande história do Sr. Aloysio, empresário, foi vereador e prefeito de varginha e trouxe grandes investimentos para sua cidade, dessa maneira já era de se esperar que ele fosse cogitado para ocupar um cargo de tão grande importância como a vice-presidência da Federaminas, fico feliz por ele e principalmente por ter tido a oportunidade de ter trabalhando com o Sr. Aloysio na Associação Comercial de Varginha”, finalizou Anderson Martins, presidente da ACIV.

História

Em 1954, um grupo de empresários, presidentes de seis Associações Comerciais de importantes municípios mineiros – Belo Horizonte, Uberaba, Montes Claros, Uberlândia, Araguari e Ituiutaba – teve a ideia visionária de criar uma entidade que aglutinasse todo o setor, objetivando unir e fortalecer política e economicamente o empresariado de Minas.

Assim, em 20 de março de 1954, durante a V Reunião Regional das Classes Produtoras Mineiras, realizada em Uberaba, foi fundada a Federação das Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais (Facemg), mais tarde Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (Federaminas) – quando da gestão do presidente Lúcio Bemquerer e, depois, sob administração do presidente Arthur Lopes Filho, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais, conservando-se a mesma logomarca.

Um mês depois do lançamento do manifesto de sua criação, durante assembleia geral em Belo Horizonte, o então presidente da Associação Comercial de Minas, Paulo Macedo Gontijo, assumiu a presidência da Federação, destacando, em seu discurso: “…Sentimos agora, todos nós, a necessidade de um organismo superior que nos congregue, que tenha como finalidade precípua manter-nos em permanente contato e que se aplique de modo específico a cuidar dos nossos interesses mais altos. Tanto temos feito para a coletividade que no desejo mesmo de lhe ser ainda mais útil, sentimos a necessidade de cuidar também dos nossos interesses comuns”.

Assim tem sido o dia a dia da Federaminas – que nos seus primeiros 48 anos esteve abrigada e recebeu todo o apoio da Associação Comercial de Minas. Trabalhar pelo fortalecimento das entidades federadas e, consequentemente, dos empresários que lhes são filiados – em sua maioria de empresas de micro, pequeno e médio portes -, bem como pelo crescimento da economia mineira.

Comentários