A Prefeitura de Varginha, por meio da secretaria de Educação – Seduc, entregou esta semana as obras de ampliação e revitalização da Escola Municipal Santa Terezinha. A solenidade ocorreu na quarta-feira, 15 e contou com as presenças de autoridades, equipe da Seduc, alunos e familiares que ficaram encantados com as obras realizadas no local.
Inicialmente chamada de Escola Rural Batista de Melo, a Escola Municipal Santa Terezinha iniciou suas atividades em 1966 na Fazenda Curralinho. Onze anos depois, foi transferida para nova sede construída na Fazenda Cachoeira, sendo inaugurada em 09 de outubro de 1977. Sua denominação homenageia a Santa Terezinha, protetora da primeira professora da escola, senhora Wilma Motta Bueno. Atualmente atende em tempo integral 51 alunos de educação infantil e ensino fundamental.
Para oferecer mais conforto e melhor atendimento, esta obra contemplou as seguintes melhorias: construção da sala de direção, do campo de futebol society, da área de recreação com cobertura de telhas de zinco; restauração do refeitório com aplicação de piso, revestimento e forro com instalação de portas e janelas de vidro temperado; revestimento e pintura das salas de aula; instalação de ventiladores; revisão geral da parte elétrica com substituição de luminárias, lâmpadas e reatores, iluminação da parte externa e refletores no campo; implantação da fossa ecológica de evapotranspiração (projeto sugerido pelo prefeito Antônio Silva).
Foi ainda implantada a sala ecológica, espaço integrado à natureza reservado ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental; revitalizado o entorno da escola com área verde (gramado, jardim, horta horizontal e vertical, passeio verde e pomar); restaurados os alambrados de fechamento da escola e portão; construído o depósito de materiais de limpeza; implantado o lago artificial; além da instalação de bebedouros, aquisição de mesas e cadeiras para o refeitório, pintura artística interna, externa e do pátio com desenhos infantis e recreativos, construção de arquibancada, implantação da árvore do saber na biblioteca e criação do foyer de exposição permanente dos trabalhos de arte que vem do campo.
Presente na solenidade, o prefeito Antônio Silva agradeceu a todos que contribuíram para a concretização de mais esta obra, em especial a parceria das secretarias de Educação e de Obras, com apoio da secretaria de Meio Ambiente. Hoje estamos com mais de 30 escolas recuperadas, restauradas e revitalizadas, fruto um trabalho incansável de uma equipe comprometida, de um trabalho feito a muitas mãos”, disse o prefeito. Ele ainda fez uma homenagem ao amigo João Hatsen, por conta da generosidade ao ceder uma área de sua propriedade para que pudesse ser construída a fossa séptica apara atender a escola. “Quando participo de um evento como este não contenho minha alegria de ver as crianças felizes os pais tranquilos de saberem que seus filhos estão entregues a pessoas responsáveis num ambiente saudável como se tornou a escola Santa Terezinha”, disse o prefeito que no final reafirmou seu compromisso com a educação “uma meta ambiciosa, possível de ser realizada, de transformar a educação de Varginha referência para Minas e para o Brasil”. “Não abro mão deste projeto e vamos continuar neste caminho”, finalizou.
Comentários
Postar um comentário