Comitê de Enfrentamento às Arboviroses Urbanas de Varginha realiza segunda reunião





A Prefeitura de Varginha, por meio da secretaria Municipal de Saúde – Semus, realizou na última quinta-feira, 02, da Semus, a segunda reunião do ano do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses Urbanas.

Profissionais da saúde de diversos setores, como hospitais, laboratórios, educação, meio ambiente, UPA , educação, vigilância ambiental, centro de zoonoses, administrativo e setor de epidemiologia da Semus, discutiram ações para lidar com a real ameaça das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti (Dengue, Chikungunya, Zika Virus e Febre Amarela).

Na pauta assuntos como as visitas à Polícia Militar, ao Conselho Regional de enfermagem – COREN, Assessoria de Imprensa da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Departamento Jurídico da Prefeitura, Secretaria de Educação e Escola de Sargento das Armas (EsSA), quando foram solicitadas medidas de apoio, caso necessário, no combate ao mosquito. Em janeiro enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde do Barcelona, Damasco Santa Mônica, Corcetti, Caic I, Bom Pastor, Sion e PSF do Girassol do município participaram de treinamento de punção venosa, técnica que poderá ser multiplicada para as demais unidades básicas de saúde se necessário, já que atualmente é realizado apenas em hospitais.

Também ficaram definidas ações a serem realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) com a finalidade de esclarecer, informar e reforçar cada vez mais a necessidade da mobilização da sociedade contra os focos do Aedes.

Outra ação que o município vai realizar será um treinamento dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias sobre Arboviroses, dias 7 e 9 de fevereiro.

Para o Comitê, a situação é de alerta, reforçando a necessidade de fortalecer parcerias já citadas lembrando que o município registrou mais pacientes positivos com Dengue nesse início do ano e o Lira realizado em dezembro classificou Varginha como risco médio.

A próxima reunião do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses será dia 2 de março.

Comentários