Há tempos a Prefeitura de Varginha desenvolve o projeto “Mutirão da Dengue”. Mas o resultado obtido no Alto do Sion deixou os agentes boquiabertos. Em apenas dois locais examinados foram encontrados 90 focos de larvas do mosquito Aedes aegypt.
“Quando da realização deste Mutirão, dois fatos chamaram a atenção dos organizadores. Em um determinado terreno, um morador se utilizava de aproximadamente dez tambores de água para regar suas hortaliças. Em todos eles foram encontrado larvas do mosquito Aedes aegypti”, informou o encarregado do Setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Varginha, José Donizete de Souza.
Em outro local deste bairro, num ponto mais alto, os agentes se depararam com um amontoado de pneus. “Ao ser realizada a vistoria constatamos que parte estavam a céu aberto e continham água. Em aproximadamente 80 possuíam larvas de mosquito que após serem analisadas em laboratório verificou-se que eram positivas”, segundo José Donizete.
“Neste mesmo terreno foram constatadas muitas caixas d´água sem tampa, mal tampadas, tampas trincadas ou afastadas pelo vento”, segundo ainda Donizete de Souza do Setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Varginha.
Nesse mutirão realizado no Alto do Sion foram retirados nove caminhões e duas caçambas de rejeitos (materiais que não estavam mais sendo utilizados) que acumulam ou podem acumular água, tais como móveis velhos, utensílios domésticos, aparelhos elétricos eletrônicos, latas, vasos sanitários e muitos outros recipientes. Também foram removidos para o depósito da Prefeitura de Varginha, aproximadamente 30 pneus.
Já na próxima semana, dia 25, as equipes retornarão ao bairro para darem continuidade aos trabalhos, desta vez na parte baixa do bairro. Na mesma semana Agentes de Combate às Endemias estarão realizando panfletagem e serviço de som, orientando os moradores que serão agraciados com o
Mutirão.
Comentários
Postar um comentário