Saiba onde se vacinar contra a febre amarela em Varginha



G1 Sul de Minas

Surto de febre amarela em MG aumentou procura por vacina em postos (Foto: Reprodução/ TV Gazeta))
O surto de febre amarela em Minas Gerais já faz com que a busca pela vacina contra a doença aumente nos postos de saúde de Varginha. Com a alta procura, as unidades de saúde da zona urbana e rural estão mobilizadas para a vacinação. A Secretaria de Saúde não informou o número de vacinas disponíveis, mas disse que tem mantido o estoque necessário.

Em alguns postos de saúde, a pessoa precisa chegar com antecedência para pegar senhas de atendimento e muitas estão vacinando somente na parte da manhã. Na Policlínica Central, no Centro da cidade, estão sendo atendidas 80 pessoas por dia. A distribuição de senhas acontece de manhã a partir das 7h até às 8h, para atendimento de 40 pessoas. As outras 40 senhas são distribuídas à tarde, às 12h30.

Outras 11 unidades na cidade estão vacinando contra a febre amarela: UBS Canaã, CAIC I, PSF Girassol, PSF Pró-saúde, PSF Corcetti, PSF Fátima 2, PSF Jardim Áurea, CAIC 2, Sion, Bom Pastor, e Barcelona. Os pacientes devem ligar na unidade de seu bairro para saber mais informações sobre a vacinação. Confira a lista de endereços e telefones das unidades em Varginha.

A orientação é para que todos levem a caderneta de vacinação. Caso a pessoa não tenha o cartão e não saiba quando foi vacinado, ela deve procurar a unidade de saúde para obter orientação. As pessoas que vão viajar para áreas de risco ou que estão em surto, a vacina deve ser tomada com 10 dias de antecedência.

A febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.

Como o surto está concentrado fora das regiões urbanas, o Ministério da Saúde recomendou a imunização para todas as pessoas que residem em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e aqueles que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata. Por causar reações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo.

A doença se torna aparente de três a seis dias após a infecção, de acordo com o Ministério da Saúde. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maior parte das pessoas apresenta uma melhora após tais sintomas. Cerca de 20% a 40% das pessoas que desenvolvem a versão mais grave da doença (15% do total de infectados) podem morrer.

Comentários