O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), é reconhecido como um dos principais instrumentos para a redução da criminalidade a médio e longo prazo. Instituído no Brasil em 1992, o programa chegou a Minas Gerais cinco anos depois e mais de três milhões de crianças, adolescentes e pais já foram atendidos e capacitados.
Em Varginha, Monsenhor Paulo e Carmo da Cachoeira houve formaturas do projeto. Contaram com a participação de representantes das secretarias municipais das respectivas cidades, diretores e professores das escolas, o comandante do 24º BPM, Ten Cel Hudson, a presidente da AFAS- Varginha 1º Sgt Aparecida, entre outros.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) atendeu alunos da educação infantil e dos 5º e 7º anos do ensino fundamental, que durante um semestre participaram dos encontros semanais nas escolas. Nas formaturas, os alunos fizeram o juramento e se comprometeram a ficar longe das drogas e da violência, recebendo, ao final um certificado de conclusão de curso.
Agora mais 661 crianças e adolescentes entraram para a “Turma dos Proerdianos” e estão capacitados para enfrentar o perigo das drogas.
Criado em 1983 em Los Angeles, o Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.) foi batizado de Proerd no Brasil. “Todos os policiais que se tornam instrutores do programa precisam passar por treinamento específico, e o Estado, por sua vez, precisa ter uma chancela da ONG Dare America, que é proprietária da marca, para utilizar e multiplicar a metodologia”, explica a coordenadora estadual do Proerd, Major Ana Paula de Lima Neves.
Em 2016, somente Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro – de um total de sete estados que têm Centros de Treinamento Internacionais D.A.R. E/Proerd -, receberam a chancela para continuar o trabalho.
“O programa passou por algumas mudanças metodológicas no treinamento do policial militar, e, para isso, foi preciso passar por um novo treinamento, dentro dos novos parâmetros. É uma honra que tenhamos conseguido a nova chancela. Isso é um reflexo da qualidade do Proerd em Minas Gerais e da seriedade com a qual a PMMG desenvolve este trabalho”, ressalta.
O Proerd consiste em um esforço conjunto entre a Polícia Militar, escola e família, e objetiva preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis. Assim, o programa previne o uso de drogas e a criminalidade entre jovens. Hoje, Minas Gerais tem mais de 600 policiais militares instrutores do programa.
“Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos e resistir à oferta de drogas. Com ações direcionadas à comunidade escolar e aos pais, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção”, reforça a Major Ana Paula.
Comentários
Postar um comentário