Polícia Militar desencadeia operação ‘Férias Seguras’ em janeiro em Varginha



Com o objetivo de inibir e prevenir a ação de marginais em sua região de atuação, o 24º Batalhão de Polícia Militar de Varginha iniciou nesta terça-feira (3) a operação “Férias Seguras”, prevista para seguir até o início de fevereiro.

Para aumentar a segurança das comunidades, a Polícia Militar mapeou os locais de maior incidência criminal e intensificou o policiamento nessas áreas. A finalidade é prevenir o crime, através do policiamento preventivo, evitando ações criminosas contra a pessoa, protegendo a vida e o patrimônio.

A estratégia da PM inclui a distribuição de folhetos contendo dicas de segurança e de autoproteção, que orientam a população sobre os cuidados que deve adotar para evitar a ação do infrator.

Para as pessoas que viajam, a PM chama a atenção para a observância das normas do Código de Trânsito Brasileiro e as regras da boa convivência, como evitar a utilização de som alto em locais impróprios e a educação para os condutores de veículos no trânsito.

Para as famílias que aproveitem as férias escolares para viajar e deixam suas residências sem pessoas. Torna-se importante certificar-se de que a casa encontra-se trancada, janelas fechadas e, se possível, contar com “olho solidário” de um vizinho para auxiliar na vigia da residência, recolhendo as correspondências e acionando a PM (190), para o caso de suspeição no interior da residência.

A finalidade é prevenir atos delituosas e promover a manutenção da ordem pública e da paz social. Para isso, em todas as situações, a PM espera contar com o apoio e a parceria da comunidade, que pode, através dos números 190 (emergência policial) e 181, denunciar atividades ilícitas e delitos, além de acidentes e danos decorrentes de intempéries.

Durante as férias, um dos focos de atuação da PM será direcionado para conscientizar crianças e adolescentes sobre o perigo que representa o uso de cerol nas linhas de pipas e papagaios. As pesquisas indicam que a brincadeira já causou inúmeros acidentes, com feridos e mortos, sendo os condutores de motocicletas e similares uma das principais vítimas dessa armadilha invisível.

10 dicas para férias mais seguras

1 – O melhor seria não deixar a casa sozinha, mas se isso não for possível, peça a um vizinho ou parente de sua confiança para visitar diariamente o imóvel, recolher as correspondências e verificar movimentos estranhos de pessoas rondando-a.

2 – Não deixe as luzes acesas durante o dia, pois isso significa ausência de moradores.

3 – Deixe algum telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo;

4 – Em condomínios fechados ou edifícios não deixe as chaves na portaria;

5 – É aconselhável que poucas pessoas saibam do sistema de segurança de sua casa.

6 – Suspenda a entrega de jornais.

7 – Não deixe joias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja em cofre. Utilize o cofre de bancos.

8 – No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono.

9 – Só deixe a chave com pessoas de absoluta confiança.

10 – Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isso poderá evidenciar a saída dos moradores; e reforce portas e janelas com fechaduras auxiliares.

Comentários