Philips inaugura Centro de Excelência e Inovação na área da Saúde em Varginha








Representante da Fiemg, Carlos Renato Viana; CEO da Philips para a América Latina, Henk de Jong; prefeito Antônio Silva e diretor geral da Philips do Brasil, Fernando Rocha



A Philips inaugurou em Varginha sua fábrica de equipamentos médicos e hospitalares nesta quarta-feira (25). Essa unidade será responsável pela fabricação e montagens de equipamentos de Raio-X, Ressonância Magnética, Tomografia e Ultrassom, entre outros.

O complexo industrial de Varginha já fabrica produtos do segmento de consumo e saúde pessoal da marca Walita, como liquidificadores, batedeiras e processadores de alimentos. A nova operação foi redesenhada dentro dos conceitos Lean para fortalecer a presença local da Philips em tecnologias chave no segmento de saúde. A fábrica exportará alguns de seus produtos e equipamentos para países da América Latina e Oriente Médio. “Estamos em Varginha não por acaso. Há a questão logística, equidistância entre Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A cidade foi escolhida ainda pela sua infraestrutura, de saúde, educação. Aqui é onde queremos estar”, disse no seu discurso o CEO para a América Latina da Philips, Henk de Jong.

“A Philips está sempre atenta a oportunidades de mercado para reforçar sua estratégia de negócios no Brasil. A concentração das operações em Varginha nos proporcionará vantagens competitivas relacionadas à logística e capacidade de produção e inovação”, completa o executivo.

O prefeito Antônio Silva citou uma frase do diretor da Philips para quem “um dia sem aprender é um dia perdido”. Isso para destacar a qualidade da mão de obra local, enaltecida por diretores da empresa em conversas com os visitantes.

Na solenidade presentes ainda o vice-prefeito, Vérdi Lúcio Melo, o secretário de Governo, Carlos Honório Ottoni Junior, o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Gazola, representação da Regional Sul da Fiemg, dentre eles, o assessor jurídico, Carlos Renato Viana, e a gerente, Adriana Dias Pinilla.

Com a produção de equipamentos médicos em Varginha, a planta passará a ser o Centro de Excelência e Inovação em Saúde e Bem-Estar para a América Latina, permitindo que a empresa maximize sua capacidade de produção e desenvolvimento de produtos, atendendo as demandas atuais de mercado e nacionalizando a produção de equipamentos globais.

Com a inauguração da nova unidade fabril, a fábrica localizada na cidade mineira de Lagoa Santa será desativada. O complexo fabril de Varginha passará a ter cerca de 450 funcionários.

A construção dos barracões e outras obras demandaram investimento da ordem de R$ 20 milhões. A previsão é da geração inicial de 140 empregos diretos para operacionalizar sua planta de alta tecnologia na área de equipamentos médicos. Inicialmente, um terço dos funcionários veio de Lagoa Santa-MG, de onde a fábrica foi transferida.

Alta Tecnologia na área de equipamentos médicos

Para atender a produção de equipamento de alta tecnologia, a unidade conta com um Centro de Treinamento para Engenheiros e Técnicos de Campo, Suporte Técnico aos Engenheiros, Centro de Pesquisa de Desenvolvimento para produtos de Raio X e Mamografia, Centro de Distribuição de Produtos Médicos Importados, Centro de Reparação de Produtos Médicos.

Comentários