Máquinas e caminhões de volta ao local Centro de Iniciação ao Esporte de Varginha




Máquinas e caminhões estão de volta ao terreno onde será erguido o Centro de Iniciação ao Esporte – CIE de Varginha. O espaço terá até 20 modalidades esportivas ao custo de R$ 3 milhões.

O terreno designado para o ginásio fica na Avenida Zoroastro Franco de Carvalho, no Bairro Santa Maria. E a movimentação das máquinas e caminhões tem atraído a atenção dos moradores e pessoas que passam pelo local. Haviam perdido as esperanças de ver a obra pronta.

Pronto, o espaço vai abrigar as modalidades olímpicas de atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso. E seis paralímpicas: esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball e uma não-olímpica (futsal).



Histórico

A obra foi conquistada ainda na gestão petista de Eduardo Carvalho. Antônio Silva, o sucessor, limpou o terreno e retirou uma enorme pedra que impedia o início da obra.

Em setembro de 2015, o município assinou o convênio com a Construtora Greeng Ltda, para o início das obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Isso, claro, desde que o Governo Federal liberasse o dinheiro, o que não aconteceu.

Com o presidente Temer assumindo a gestão do país em lugar de Dilma Rousseff, e com a ajuda do deputado Dimas Fabiano, a retomada da obra acabou sendo possível.

Em novembro do ano passado, acompanhado do Deputado Federal Dimas Fabiano, o vice-prefeito, Vérdi Lúcio Melo foi recebido pelo Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que deu a boa notícia da liberação da verba de cerca de R$ 3 milhões para construção do CIE de Varginha.



Infraestrutura

O CIE de Varginha é o modelo I para terrenos de 2.500 m² e área construída de 1.600 metros quadrados. O ginásio poliesportivo terá arquibancada com 177 lugares. E ainda área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público).

No Sul de Minas estão previstos CIEs em Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Nenhum foi concluído até o momento

Comentários