Manter prefeitura 'saudável' é prioridade em Varginha, diz prefeito


Antônio Silva (PTB) assumiu novo mandato na cidade no último domingo.
G1 entrevista prefeitos das maiores cidades da região durante esta semana.



Lucas SoaresDo G1 Sul de Minas






Antônio Silva (PTB) tomou posse no último domingo para o seu 4º mandato como prefeito de Varginha (MG). Advogado de profissão, Silva já esteve à frente da prefeitura entre os anos de 1989 a 1992, de 1997 a 2000 e de 2013 a 2016. Três dias antes de iniciar o novo mandato, o prefeito concedeu uma entrevista exclusiva ao G1 Sul de Minas, em que fez um balanço do mandato que terminou e as prioridades para o novo período que se inicia.

Durante a entrevista, o prefeito falou sobre a situação financeira do município, que segundo ele, terminou 2016 com os pagamentos da folha salarial e do 13º salário em dia, na contramão de muitas prefeituras que se encontram em dificuldades. O saldo de empregos da cidade em 2016, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho até novembro, também foi positivo: + 196 novos postos de trabalho, com destaque para o setor de serviços (+619) e detrimento da indústria (-402).

Confira abaixo, os principais pontos da entrevista concedida ao G1:

Balanço do mandato que terminou
Na verdade foi um mandato difícil para todos os prefeitos brasileiros. É notória a dificuldade que todos vivem, não só os municípios, mas os estados da federação, a União, todos com grandes déficits, o endividamento público muito alto do governo federal, dos estados também. Mas, mesmo assim, eu posso dizer que em Varginha nós podemos comemorar um balanço altamente positivo, fizemos muitas obras, a cidade não sofreu nenhum colapso. Tivemos problemas e falhas sim, pontuais, um problema num buraco aqui, numa capina ali a mais que precisa fazer, mas eu acho que no conjunto da obra a cidade está bem, está sob controle, está tudo funcionando, então eu acho que isso nos deixa muitos felizes, com a consciência do dever cumprido.
Prefeito reeleito de Varginha, Antônio Silva (PTB) fala ao G1 sobre prioridades para novo mandato (Foto: Lucas Soares / G1)

Primeiras prioridades em 2017
Eu tenho um programa de governo que foi elaborado com muita seriedade, com muita realidade, e esse programa eu vou persegui-lo até o final do mandato. Mas eu destacaria dentre as grandes obras que a gente pretende fazer, que a primeira grande obra é conseguir manter a prefeitura financeiramente saudável, com os compromissos em dia, com a folha de pagamento em dia, com os serviços públicos funcionando, principalmente nas áreas de saúde, educação, de segurança no que compete à prefeitura e a manutenção da cidade, coleta de lixo, limpeza urbana, capinas, tapa-buracos, recapiamento de vias públicas, a iluminação pública, então são as responsabilidades do município. Eu acho que essa é uma obra que às vezes a gente não contabiliza como importante, mas acho na conjuntura atual, a mais importante, a manutenção correta da cidade em todos os aspectos, ou seja, tudo funcionando sem colapsos, esse é o primeiro grande desafio.
Eu quero agora também dar um enfoque à Guarda Municipal, pretendemos construir sua sede própria, com locais de capacitação, de treinamento, aumentar o seu efetivo"
Antônio Silva (PTB), prefeito reeleito de Varginha

Obras que virão
Hoje todos sabem que os recursos na área pública são escassos para os investimentos, então há uma expectativa muito grande em torno de obras, o que na verdade transformou-se, na situação atual, em uma utopia. Mas eu tenho algumas obras que eu considero altamente prioritárias e que eu falei disso repetidas vezes na campanha eleitoral: o Hospital da Criança, que eu não abro mão, é uma prioridade que vamos perseguí-la e vamos cumprí-la. A outra que eu pretendo também são obras que eu tive que abortar até pela dificuldade financeira e a falta de recursos. Então prudentemente, o Parque dos Dinossauros, que eu vou fazer agora, a revitalização do Centro, a reforma da Praça Dom Pedro, conhecida como Jardim do Sapo, são obras que vamos fazer. Recapiamentos agora programados de algumas vias em face da nossa malha asfáltica estar totalmente com 70 ou 80% com o prazo de validade vencido. A cada chuva é uma tragédia que você tem que ficar correndo atrás de milhares de buracos. Eu passei o mandato inteiro tapando buracos dessa malha asfáltica velha que não resiste às chuvas, já começamos a fazer isso mesmo agora no último ano de mandato, pretendemos continuar. Acima de tudo, manter o foco nas prioridades:educação, saúde e eu quero agora também dar um enfoque à Guarda Municipal, pretendemos construir sua sede própria, com locais de capacitação, de treinamento, aumentar o seu efetivo, então são as grandes prioridades que temos para um futuro mandato.

Será que o Memorial do ET sai?
O memorial do ET já deveria estar inaugurado há muito tempo, mas os percalços de financiamento da própria Caixa Econômica Federal, a empreiteira principalmente, que a cada momento surge um problema, uma nova adequação de contrato, mais pleitos, reajustes e adequação do projeto, que é um projeto antigo, então tudo isso levou a essa situação que agora me parece, nem vou garantir diante de tantos atropelos que tivemos, mas me parece que agora estamos às vésperas de uma futura inauguração. Eu acredito que dentro de 60 dias estaremos com a obra concluída, mas eu tenho um problema com a adequação e utilização do espaço. O que pretendemos ali? montar um museu ufológico que tenha todo um histórico do caso ET de Varginha e ai vamos trazer outros elementos, matérias publicadas, tudo que diz respeito a esse acontecimento que foi amplamente divulgado pela imprensa. Vamos transformar lá numa fonte de informações e de referências não só do caso ET de Varginha, mas a toda ufologia. Para isso, vamos recorrer a quem se dedica a esse ramo, os ufólogos, queremos também montar ali um planetário para que se justifique o investimento naquela obra e na verdade, uma biblioteca astronômica, geografia, astronomia, para que no local seja justificado o investimento que foi feito ali.
Obra do memorial do ET já se arrasta há anos na cidade: prefeito não garantiu, mas disse esperar que agora saia (Foto: Samantha Silva / G1)

Varginha no azul
Nós estamos muito bem. Estamos terminando o ano, como eu disse, com tudo pago, folha de pagamento (hoje, 29 de dezembro, dia que a entrevista foi feita) a folha de dezembro já está disponível para os servidores, o 13º foi pago rigorosamente no dia certo, pontualmente. Os fornecedores também estão sendo pagos com pontualidade, pequenos atrasos de fluxo de caixa, mas nada, nada que comprometa, tanto que não tivemos nenhuma dificuldade com fornecedores. O nosso crédito está totalmente íntegro, então eu acho que isso é o que mais podemos comemorar, Varginha sobreviveu financeiramente e isso abre uma pespectiva para o próximo ano. Temos algumas coisinhas para liquidar ainda, de restos a pagar, que são naturais, mas em um controle absoluto dentro da nossa capacidade de arrecadação. Agora em janeiro temos a data-base, nós vamos fazer a reposição inflacionária para os servidores. Para manter essa situação financeira saudável, não podemos abrir mão de uma gestão responsável, uma gestão competente e um controle financeiro rigoroso, porque senão você não administra, você vai realmente ao colapso, você vai realmente à falência. Primeiro lugar é tratar o recurso público com a seriedade que precisa. Nós não temos margem mais para aventura, não temos margem mais para o desperdício, para qualquer coisa que seja desnecessária, temos que nos voltar para o estritamente necessário, cuidar das necessidades da cidade.
Nós não temos margem mais para aventura, não temos margem mais para o desperdício, para qualquer coisa que seja desnecessária, temos que nos voltar para o estritamente necessário, cuidar das necessidades da cidade"
Antônio Silva (PTB), prefeito reeleito de Varginha

Geração de empregos positiva
Essa é uma questão que nos deixou felizes dentro do quadro que o Brasil vive hoje, é notória hoje a dificuldade econômica que acabou gerando aí 12, 13 milhões de desempregados e isso é muito triste em um final de ano. O quadro hoje brasileiro de emprego é muito grave e muito sério. Por uma benção, eu digo que nossa cidade é uma cidade abençoada, nós temos mantido esse relativo equilíbrio, embora também sofra os efeitos da economia brasileira, mas em Varginha nós tivemos acontecimentos que vieram na contramão dessas dificuldades, que é o caso da inauguração do shopping, a Wallita, que está inaugurando agora uma nova fábrica na área de equipamentos médicos, que é a Phillips Medical System. Nós tivemos também um momento muito feliz na economia cafeeira e ela é muito importante aqui na região porque ela reflete em todos os segmentos da economia, nós tivemos um ganho substancial na prestação de serviços, os armazéns de café, hoje Varginha é um polo cafeeiro de importância mundial, então todo esse conjunto de fatores contribuíram para que Varginha não sofresse tanto as consequências das dificuldades econômicas do Brasil hoje no que tange à geração de empregos.

Novos investimentos
Temos grandes perspectivas agora para 2017, estarão sendo iniciadas agora no começo do ano as obras da Central Hidrelétrica, uma PCH que vai ser construída em Varginha, há também uma instalação de uma grande subestação de energia elétrica. Temos contatos com algumas indústrias que retardaram alguns investimentos aqui, mas que não desistiram dele, como é o caso da Duchen (fábrica de alimentos), é o caso da Alumbra (empresa de produtos elétricos e eletrônicos), é o caso hoje de uma fábrica de gesso cartonado que estamos analisando a sua implantação, há também a possibilidade muito concreta da implantação de uma fábrica de lubrificantes, então todo esse conjunto tem o apoio da prefeitura através da doação de áreas, de incentivos fiscais, de obras de infraestrutura, então tudo isso tem contribuído decisivamente para que enfrentemos ainda esse rescaldo dessa recessão econômica que se abateu sobre o Brasil.
Revitalização no comércio de Varginha, segundo prefeito, deverá começar pelo calçadão da Wenceslau Bráz (Foto: Reprodução EPTV)

Revitalização no comércio
No que vai competir à prefeitura, nós vamos fazer. Agora no primeiro ano de mandato nós vamos dar o start nas obras de revitalização do Centro, nós vamos fazer através de um cronograma dentro da nossa capacidade financeira, devemos começar pelo calçadão da Wenceslau Bráz e depois vamos nos estender para todas aquelas ruas centrais. É óbvio que isso vai ser uma ajuda ao comércio que está estabelecido ali, que paga aluguéis, que têm dificuldades, são pequenos comerciantes. Então nós temos uma preocupção sim, é óbvio que o que a prefeitura dispõe de ferramentas, de instrumentos para esses incentivos não é tão grande, porque na verdade, o sucesso desses empreendimentos está muito mais condicionado à própria evolução da economia, à dinamização do mercado de trabalho. Mas, Varginha, como já comentamos nesta conversa, está se sobressaindo, está sobrevivendo com menos problemas nessa área, então eu acredito que o comércio central possa ter sofrido o impacto da implantação do shopping, mas aqueles comerciantes que estão investindo, que estão fazendo das suas lojas um lugar agradável, eu acredito que esse impacto da instalação, que á uma novidade, e toda novidade causa realmente um impacto na concorrência, eu acredito que depois ela vai se estabilizar e o comércio vai permanecer com suas opções e a concorrência na verdade é salutar.

O que esperar do 4º mandato de Antônio Silva
Muito otimismo, muito trabalho, acredito na nossa cidade, acredito no Brasil, acho que essa crise que estamos vivendo ela está e deverá ser superada, então a minha palavra é de grande esperança que faremos uma ótima administração, com seriedade, sem polêmicas, sem problemas de qualquer ordem, que possam comprometer a idoneidade da administração e não envergonhar a nossa população.

Nesta quinta-feira (5), você confere a entrevista do G1 com o prefeito eleito de Poços de Caldas (MG), Sérgio Azevedo.

Comentários