Cruzeiro monta elenco forte, e Mano terá que quebrar a cabeça em 2017



Com a confirmação da contratação de Thiago Neves, que deve acontecer nos próximos dias, o Cruzeiro está desenhando um grande time. Ao contrário do que ocorreu nos dois últimos anos, o time tem tudo para voltar a ser protagonista e entrar para conquistar títulos na temporada, não apenas para ser um mero figurante nas cinco competições que terá pela frente em 2017: Campeonato Mineiro, Primeira Liga, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. As contratações de Diogo Barbosa, Caicedo, Hudson, a provável chegada de Thiago Neves e a possível vinda de Marcelo Moreno, que negocia seu retorno com a diretoria, vão dar ao técnico Mano Menezes um grande leque de opções para cada posição do Cruzeiro.



Goleiro – Fábio volta aos gramados nos primeiros meses do ano. Ele está na fase final de recuperação de uma lesão no ligamento cruzado no joelho direito. O camisa 1 é o jogador que mais atuou pelo Cruzeiro, com 705 partidas. Acontece que a volta de Fábio não será tão simples assim. Rafael o substituiu com extrema competência e foi um dos destaques do time na reta final da temporada. Mano vai ter que decidir entre manter Rafael, que foi seguro e cumpriu a missão, ou voltar Fábio, um dos maiores ídolos da torcida.



Lateral-direito – Ezequiel foi titular nas duas últimas partidas do ano, contra Internacional e Corinthians. Lucas Romero vinha sendo improvisado na função, e Lucas fora dos planos, já até voltou para o Palmeiras. Não será surpresa se Mayke, que passou boa parte de 2016 no departamento médico, começar a temporada como titular.



Zagueiros – Luís Caicedo chega para ser titular. Um dos melhores zagueiros do continente ano passado, o equatoriano vai se apresentar no dia 9 de janeiro, na Toca da Raposa II, com moral. Manoel e Léo brigam para ver quem será o companheiro de Caicedo. Dedé volta, após as cirurgias no joelho, e, dependendo de suas condições físicas, também entra na briga pela titularidade.



Lateral-esquerdo – Edimar e Bryan terminaram o ano disputando a posição. Ambos alternaram bons e maus momentos e não se firmaram. Por isso, Diogo Barbosa deve ser o titular nas primeiras partidas. Com Edimar e Bryan fazendo sombra.



Volantes – Hudson e Henrique devem ser os titulares no começo da temporada. O jogador que veio do São Paulo disputa posição com Lucas Romero, na posição de primeiro volante. Henrique é capitão, titular absoluto e referência do time. Ariel Cabral fica como opção para Mano Menezes.

Meias – O setor de armação é o mais forte do Cruzeiro. Thiago Neves, Arrascaeta, Robinho, Rafael Sobis, Rafinha, Alisson e Élber vão disputar três vagas. A tendência é que os três primeiros comecem como titulares.



Atacante – Ramón Ábila e Willian passaram o segundo semestre se alternando no comando do ataque cruzeirense. Sobis corre por fora e pode começar o ano como titular, até porque a permanência dos dois primeiros não é certa para a temporada.

Por Marco Antônio Astoni

Comentários