Irmãs reformam e doam brinquedos para crianças no Natal em Varginha


Pequenos fazem fila na véspera de Natal para ganhar brinquedos doados.
Com ajuda de voluntários, irmãs Gallo realizam ação há 40 anos.



Do G1 Sul de Minas










A casinha simples em Varginha (MG), de paredes ainda por fazer, guarda tesouros da infância. Nos pacotes transparentes, espalhados pela sala do imóvel, podem estar a felicidade de quem não tem como comprar um presente de natal. Há 40 anos, as irmãs Gallo reformam todos os brinquedos doados, empacotam tudo e iluminam o Natal das crianças de famílias carentes.

“É uma alegria que não tem preço”, conta uma das irmãs, Russilvânia Gallo. “Compensa todo o trabalho.”

Do lado de fora da casa, a fila é enorme. Gente pequena, cheia de esperança de terminar o ano com um brinquedo. Sthefany Cortez Eufrosino, de 7 anos, chegou bem cedinho com a irmãzinha. “Eu quero ganhar uma coisa muito boa”, conta, sem querer escolher.
Irmãs Gallo reformam brinquedos doados há 40 anos em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)

A Maria Eduarda Nobre Pires, de 12 anos, não aguentava mais esperar o portão abrir. É o dia mais importante pra menina. “Eu acho que eu espero mais chegar o Natal do que o meu aniversário”, conta.

Projeto de vida
O “mar” de brinquedos decora a sala das irmãs. Há bonecas para todos os gostos: pequenas, grandes, cabeludas, coloridas, carequinhas. São as bonecas já reformadas que devem despertar um sorriso novo em dezenas de crianças.
É uma alegria que não tem preço. Compensa todo o trabalho."
Russilvânia Gallo, professora

As irmãs Gallo recebem doações de brinquedos durante todo o ano. Muitos precisam de ajustes e leva-se muito tempo pra deixar tudo com cara de novo.

“É muito carinho, muito trabalho, muita atenção, porque a boneca vem muito estragada mesmo, então a gente tem que renovar”, conta a outra irmã, Ruternia Schimidt Gallo.

Voluntários de todas as idades ajudam as irmãs a manter a tradição de 40 anos. “Eu ajudo a ‘por’ as bonecas em ordem, pentear os cabelinhos e ‘por’ dentro dos saquinhos”, conta a Letícia Castro de Santos, de apenas 9 anos.

“Como se trata de crianças é muito gratificante”, completa outra voluntária, a Ana Maria Corrêa Coelho. “Nossa, eu fico até emocionada.”
Meninas ganham bonecas reformadas de presente de Natal em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)

Iluminando famílias
A dona Adriana Gonçalves sabe que efeito esse gesto tem. Ela tem cinco filhos, mas atualmente, não tem emprego. “Muito caro pra gente comprar ‘né’. E aqui a gente pega, eles ficam satisfeitos”, conta.

E quem não gosta de ganhar presente? Mas agradecer quem deixa o Natal mais alegre também vale a pena. “Essas senhoras são muito especiais pra gente”, finaliza a pequena Lauriane Vitória Moura, de 8 anos.

Comentários