Creas realiza projeto fotográfico como Medida Socioeducativa para adolescentes de Varginha



A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), desenvolveu durante os meses de outubro e novembro deste ano, um projeto de fotografia nas oficinas desenvolvidas com os adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa (MSE) em meio aberto.
Esta atividade propiciou momentos diferenciados do contexto habitualmente vivenciado por estes adolescentes, nos quais eles puderam expressar, através das câmeras, a visão que possuem sobre os locais públicos de Varginha sobre os espaços de lazer, lugares que costumam frequentar como forma de interação social, enfim, suas percepções sobre a cidade onde habitam.
O projeto denominado “”Meu Olhar Adole-Ser” visa contemplar o eixo da Cultura, Esporte e Lazer previstos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e elencado no Plano Individual de Atendimento (PIA). Para além, o projeto tem como objetivo maior, possibilitar aos adolescentes o contato com o mundo fotográfico e os prazeres da arte de fotografar, ao vislumbrar uma nova visão de mundo através das lentes da câmera, e concomitantemente terão a oportunidade de se expressarem de forma diferente, tendo outra visibilidade na sociedade.
Primeiramente os adolescentes participaram de oficina de sensibilização para conhecerem a proposta do projeto. Em seguida, partiram para a prática, com sessões de fotos. P osteriormente, os adolescentes escolheram as melhores fotos que estão em exposição, desde o dia 06 e vão até o dia 15 deste mês, nos cinco CRAS e CCI do município, para votação dos usuários dos referidos serviços, bem como na Casa da Cultura. A visualização das fotografias selecionadas e a votação podem ser feitas também no blog do CREAS, pelo endereço www. creasvarginha. blogspot. com. No dia 15/12/2016, data em que ocorrerá o último grupo de pais de adolescentes em Medida Socioeducativa de 2016, será revelada a foto vencedora e premiação.
Segundo a Orientadora Social Tayrini Aparecida Santos Lima, idealizadora do projeto, “A equipe do CREAS acredita que possibilitar tais espaços tem grande efeito no processo de ressignificação na vida destes adolescentes e que, somente a partir da reflexão e responsabilização sobre seus atos, é que há possibilidade de mudança a fim de estimular a cidadania e protagonismo, para que se sintam parte da sociedade na qual estão inseridos”.

Comentários