Virada mobilizou cerca de 5 mil pessoas em Varginha





O final de semana foi uma grande celebração de uma nova sociedade que já habita Varginha. Cerca de 5 mil pessoas passaram pelas mais de 70 atrações e atividades que tomaram conta da região central, principalmente no dia 05 de novembro. O lançamento da Virada Sustentável Varginha 2017 reuniu durante a cerimônia de abertura, o Prefeito Municipal de Varginha, os Secretários Municipais de Meio Ambiente e Educação, o Presidente da Câmara de Vereadores, patrocinadores e apoiadores em uma emocionante apresentação de duas bandas de projetos sociais: Latambor (Varginha) e EcoBanda GF (Três Corações).

Durante todo o dia e noite, centenas de voluntários auxiliaram o público sobre a localização das dezenas de atividades e atrações que aconteciam simultaneamente. Uma das grandes inovações do festival foi a não distribuição de copos plásticos descartáveis. Na Tenda de Informações esteve disponível a consignação de copos retornáveis personalizados e coloridos com a temática da Virada.

A edição de Lançamento, concentrada entre a Praça do ET, Concha Acústica e Praça da Fonte, teve o intuito de apresentar o conceito do evento como uma estratégia para mobilização de novos parceiros de conteúdo e institucionais, assim como a captação de recursos para a Virada 2017.

Por se tratar de um formato inovador de festival, ainda grande parte do empresariado local não compreendeu a oportunidade de se relacionar com a cidade e de envolver seus colaboradores e famílias em processos de aprendizagem informal de educação para a sustentabilidade. “Conseguimos atingir o DNA do varginhense. As raízes culturais da sociedade foram provocadas e transmutadas. Sem nenhuma dúvida, o Festival entrará para o Calendário Oficial do Município e a edição 2017 contemplará os bairros periféricos da cidade.”, comenta Diego Gazola, coordenador geral do festival em Varginha.

Algumas das dezenas de destaques que receberam um público relevante foram o cinema movido a energia solar oferecido pelo Google, a feijoada(vegana) gratuita na praça, a instalação de arte sobre a preservação do rio Verde sem barragens, as apresentações teatrais sobre direitos dos animais, a roda de conversa com ufólogos vindos de todo o Brasil, a oficina sobre como cultivar pé de café e com a distribuição gratuita de até 168 mudas para os participantes, entre muitas outras atividades e atrações.

Os principais viabilizadores do festival de Lançamento em Varginha foram empresas de outras cidades que mantem operação na cidade: GF Supermercados(Três Corações) e UNIFENAS(Alfenas). O evento contou ainda com o apoio da W Outdoor, parceria digital com a Sakey Comunicação e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Varginha e da Câmara nos Bairros por meio do Fórum Varginha 2050, Desde Já. Dezenas de parceiros de mídia e de conteúdo também integram o projeto, cujas marcas se encontram no site. O evento é uma realização da Virada Sustentável e com produção local da Muda de Ideia e Rede Varginha.

Para visualizar as fotografias e se informar sobre novas etapas do festival e movimento, acesse: www.viradaVarginha.com.br (Com informações de Diego Gazola)

Comentários