Programa Cultura Empreendedora, do Sebrae, implantado há dois anos na rede municipal de ensino do município, estimulou prática educacional vencedora do prêmio ‘Marina Prado de Castro’
A sociedade contemporânea vem cada vez mais exigindo pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, com capacidade de aprender e adaptar-se a novos desafios e promover transformações. Com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, o Sebrae Minas realiza o Programa Cultura Empreendedora. Há dois anos a solução foi implantada na rede municipal de ensino fundamental de Varginha, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O programa capacitou cerca de 300 professores da rede municipal e, a partir dessa etapa, os estudantes são estimulados a empreender em sala de aula.
“Cada indivíduo possui, em sua personalidade, características empreendedoras e o programa do Sebrae tem o objetivo de estimular essas aptidões nas crianças e jovens. Desta forma, eles se tornarão profissionais muito mais promissores e abertos aos negócios”, avalia o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio.
Na Escola Municipal Pedro Reghin, integrante do Projeto Escolas Ambientais do Campo (PEAC), localizada no Sítio dos Martins, o programa já começou a dar resultados. O projeto Empreendedores Mirins, elaborado pela professora Aline de Paula Gomes, foi premiado na 3ª edição do Prêmio Marina Prado de Castro, categoria Práticas Exitosas.
Nessa iniciativa, os alunos do 4º e 5º anos multisseriadas, desenvolveram um trabalho com buchas vegetais e foram responsáveis por todo o processo produtivo (preparação, corte, tingimento, finalização e comercialização). A verba arrecadada com a venda dos produtos foi revertida para as próprias crianças que escolheram fazer um passeio pelo shopping da cidade.
“O Empreendedores Mirins foi inovador desde sua concepção, pois permite que moradores rurais desenvolvam habilidades empreendedoras com recursos encontrados no próprio campo. Baseado na educação empreendedora, este projeto é completo e engloba diversas disciplinas, como Matemática, Ciências, Português, Tecnologia e Empreendedorismo, uma vez que trabalha conceitos como sustentabilidade e meio ambiente”, afirma a secretária municipal de educação, Rosana Aparecida Carvalho.
Prêmio Marina Prado de Castro
O Prêmio Marina Prado de Castro “Práticas exitosas – Compartilhar para crescer” é uma iniciativa da Prefeitura de Varginha e Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promovida anualmente, desde 2014, para a valorização do trabalho docente, a disseminação de práticas educativas e administrativas de sucesso e a produção científica de conhecimento educacional da rede municipal de ensino.
Comentários
Postar um comentário