Campanha promove prevenção ao câncer de boca em Varginha







G1 Sul de Minas

Exames gratuitos e ações educativas são oferecidas em postos de saúde da cidade. (Foto: Márcio Borges / Varginha Online)
Câncer de boca é o 7º em incidência na população brasileira, segundo Inca.

A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha realiza neste mês de outubro a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. Até quinta-feira (28), dezesseis postos de saúde da cidade recebem ações educativas e exames clínicos gratuitos voltados à prevenção da população. Este é sétimo tipo de câncer mais incidente entre os brasileiros, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A campanha oferece atividades educativas e orientações para o autoexame em todas as treze Policlínicas de Varginha. A Fuvae, o Setor de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e o Posto do Programa Saúde da Família, no bairro Corcetti, também aderiram ao projeto.
Os exames clínicos gratuitos serão realizados em todos os postos na quarta-feira (26). Não é necessário agendamento para esta data. Os locais onde a campanha está em atividade funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h. Somente a Fuvae funciona em horário diferenciado, atendendo apenas das 7h às 11h, na quarta e na quinta-feira desta semana.

A Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca é uma recomendação do Ministério da Saúde para que os municípios escolham um período de atenção à doença. Segundo Luciene de Fátima Frade Caldonazo, Coordenadora do Setor de Atenção à Saúde Bucal de Varginha, a campanha acontece na cidade há seis anos. Luciene conta que as ações se concentram sempre na semana do dia 25 de outubro, quando é celebrado o Dia do Dentista Brasileiro.

Ainda de acordo com a coordenadora, durante a campanha de 2015 foram feitos 400 exames, entre eles 30 biópsias. Foram confirmados seis casos de câncer de boca, que iniciaram tratamento em estágio inicial.

Alta incidência e prevenção

Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que o câncer de boca ocupa o 7º lugar em incidência na população brasileira. A estimativa do Instituto para novos casos em 2016 é de 15.490, sendo 11.140 em homens e 4.350 em mulheres.

O câncer de boca atinge principalmente os homens acima dos 40 anos. Fatores de risco que podem causar este tipo de câncer são o tabagismo e o consumo regular de álcool. A exposição excessiva dos lábios ao sol também aumenta a posssibilidade de se desenvolver a doença, segundo o instituto.

Ainda de acordo com o Inca, pesquisas recentes ainda colocam a ocorrência do vírus HPV, uma doença sexualmente transmissível, como fator que aumenta o risco do câncer de boca. Além destes fatores, pesquisas do instituto observam que pacientes com câncer de boca apresentam uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais, e rica em gorduras.

Comentários