Cães e gatos ainda podem ser vacinados contra a raiva em Varginha






(Foto: Reprodução Internet)
Cães e gatos que não foram vacinados durante a Campanha contra a Raiva realizada durante o mês de julho em Varginha, ainda podem ser imunizados. Os donos devem levar os animais até o Setor de Zoonose, que fica na Avenida dos Imigrantes, 3.758, bairro da Vargem. A vacinação está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Também prossegue o “resgate”, que é a vacinação dos cachorros e gatos na zona rural que também não foram atendidos mês passado. O coordenador do Setor de Zoonose, médico veterinário, José Eduardo Mambeli Balieiro, explica que a maior dificuldade de imunizar esses animais de estimação na zona rural é porque muitas propriedades ficam fechadas como fazendas com porteiras. “Basta telefonar para Setor de Zoonose, no (35) 3690-2276, e agendar a visita, ressaltando que é de suma importância vacinar os cachorros e gatos, principalmente porque existe raiva animal na zona rural”, alerta o veterinário.

Balanço

Durante o período normal da Campanha de Vacinação Antirrábica, foram vacinados 18.703 animais, sendo 17.017 cães e 1.686 gatos. Para José Eduardo a meta foi, inclusive, superada. “Apesar de termos divulgado que a meta seria vacinar 20 mil animais, a meta oficial era de 18.204 cães e gatos; jogamos mais alto, mas devido ao trabalho que estamos desenvolvendo como a castração, essa população tem diminuído”.

O coordenador da Zoonose adianta que está sendo feito um censo de cães e gatos, já que o Estado atribuiu essa contagem aos agentes de combate à dengue que passam de porta em porta e poderão indicar um número mais próximo da realidade. A previsão é que em setembro esses números estejam concluídos

Comentários