Em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, Polícia Ambiental realiza exposição no Via Café







A exposição acontece no sábado e no domingo no Via Café Garden Shopping. (Foto: Márcio Borges / Varginha Online)
Neste domingo, 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, para comemorar a data, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Varginha em parceria com o Via Café Garden Shopping e o Sest Senat, realizou uma exposição durante o final de semana no shopping.




No estande, além de materiais apreendidos, foram exibidos diversos animais, que foram encontrados mortos e que passaram pelo processo de taxidermia, dentre eles um lobo-guará, um tamanduá-bandeira, uma jaguatirica, um jacú, dentre outros. Houve também a doação de algumas mudas de árvores em parceria com a Prefeitura de Varginha, além da distribuição de brindes oferecidos pelo Sest Senat.




Sobre a data

O Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu em data de 5 de junho de 1972, quando em Estocolmo, a Assembleia Geral das Nações Unidas, contando com a participação de 113 países e 250 organizações não governamentais, abordou pela primeira vez o tema Homem e o Meio Ambiente, objetivando a conscientização da sociedade sobre a questão da degradação causada ao meio ambiente e os riscos para as presentes e futuras gerações.



Por meio do Decreto Federal, ficou instituído em todo Território Brasileiro a Semana Nacional do Meio Ambiente a ser realizada na primeira semana do mês de junho.

De acordo com o artigo 142 da Constituição do Estado de Minas Gerais – Compete à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais: a polícia ostensiva de prevenção criminal, de segurança, de trânsito urbano e rodoviário, de florestas e de mananciais e as atividades relacionadas com a preservação e restauração da ordem pública, defesa civil e proteção à fauna e à flora.



Sobretudo, o esforço diário do policial empenhado na preservação do meio ambiente vai além de suas atribuições constitucionais, tendo um importante papel social que é o de promover a educação ambiental, conscientizando cada cidadão do seu papel e influência no meio em que vive, incutindo em toda sociedade que meio ambiente não é fonte inesgotável de recursos naturais, razão pela qual deve ser preservado e seu uso realizado de forma racional em prol das presentes e futuras gerações.

Comentários