Falta de vacinas em postos de saúde preocupa moradores do Sul de Minas


Falta de vacinas em postos de saúde preocupa moradores do Sul de Minas
Em Pouso Alegre, falta vacina tetraviral e contra a poliomielite.
Em Poços de Caldas e Varginha, faltam dose de pólio e de hepatite B.



Do G1 Sul de Minas


A falta de vacinas em postos de saúde do Sul de Minas tem deixados pais preocupados nas cidades da região. Em Pouso Alegre, por exemplo, falta a vacina tetraviral, que combate sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Já a filha de 1 ano e 8 meses da balconista Marta de Góes precisa tomar a dose da vacina triviral, mas há cinco meses, a mãe liga no posto de saúde central de Pouso Alegre e recebe a mesma resposta.

"Quando eu não ligo na segunda, eu ligo na terça. [Eles dizem] 'Não chegou, vai chegar tal dia'. Aí eu ligo tal dia: 'Chegou, mas acabou'. Aí até questionei: 'Quantas vacinas que vêm? Porque toda vez que eu ligo, vocês mandam ligar na segunda, que chega na segunda. E eu ligo na segunda e chegou e acabou?'. [Eles respondem] 'Não, porque está em falta essa vacina, mas vai chegar, vai ligando'. E eu estou ligando", disse.

A vacina triviral é aplicada em crianças a partir de 1 ano de idade e previne contra o sarampo, caxumba e rubéola. Outras mães da cidade também alegaram que além da triviral, mais vacinas estavam em falta, como a contra hepatite B e poliomielite.

A EPTV Sul de Minas foi aos postos de saúde da cidade para checar essa informação. Na sala de vacinas e posto de puericultura tem a vacina contra a hepatite B, mas é aplicada somente às quartas e sextas-feiras. As outras, de poliomielite e tetraviral, estavam em falta.
Falta de vacinas em postos de saúde preocupa moradores do Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)

Outras cidades
Em Poços de Caldas (MG), a primeira dose da pólio está sendo distribuída, já a segunda chega apenas em agosto. As vacinas contra a hepatite A e B também estão disponíveis. Já a vacina tetraviral está sendo substituída pela triviral, mais a vacina isolada contra a varicela.

Na Policlínica Central em Varginha (MG), falta a contra hepatite B, mas as outras estão sendo distribuídas normalmente. Já no posto do bairro Santanta, não tem nenhuma disponível.

Distribuição
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que a vacina contra hepatite B estava em falta, mas o Ministério da Saúde já está regularizando a distribuição, e que no dia 23 de fevereiro, o Estado recebeu 200 mil doses da vacina.

A secretaria disse ainda que a tetraviral também está em falta, mas está sendo substituída pela triviral mais a varicela monovalente até que a distribuição seja normalizada. Quanto à vacina contra a poliomielite, a secretaria informou que não houve falta em momento algum.
Segundo Secretaria de Saúde, distribuição de vacinas já está sendo normalizada (Foto: Reprodução EPTV)

Comentários