Pais cobram inauguração de creches em bairros de Varginha

Pais cobram inauguração de creches em bairros de Varginha





G1 Sul de Minas

Moradores esperam a inauguração de pelo menos quatro creches em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)
Segundo dados da prefeitura, mais de 850 crianças estão sem vaga.
Moradores ainda terão que aguardar mais quatro meses em três bairros.

Mais de 850 crianças estão sem vagas em creches de Varginha (MG), segundo dados da prefeitura, e é grande a expectativa pela inauguração de quatro novas unidades. Os pais têm feito pressão para que seja feita a entrega das obras, mas, segundo a Secretaria Municipal de Educação, há pelo menos quatro meses de espera ainda.

Faz um ano que a auxiliar de produção Laurileide Abreu de Souza está no aguardo de uma vaga para o filho. No bairro Jardim Estrela 2, onde a família mora, a obra de uma nova creche ficou pronta em janeiro de 2015, mas continua fechada.

"'Tô' precisando muito, porque preciso trabalhar", diz Laurileide. "Você passa ali, está tudo bonito, mas, até agora, nada", lamenta.

Se a creche do bairro Damasco também estivesse aberta para atendimento, 157 crianças poderiam estar matriculadas. A unidade deveria estar concluída desde setembro de 2015, mas continua em construção.

Para Maria Bernadete Cândido, o atraso dificulta a rotina com as duas netas. Uma está sem vaga e a outra frequenta a do bairro Santana. "Vamos esperar [ficar pronta]. Enquanto isso, é ficar em casa cuidando das crianças", conta.

Mais 120 dias de espera

De acordo com a Secretaria de Educação, Varginha tem 3 mil crianças matriculadas em creches. Outras 508 vagas devem ser abertas com a conclusão das quatro novas creches. No entanto, o município aguarda uma fiscalização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

"Quando a creche está pronta, tem uma fiscalização feita pela prefeitura e outra de um engenheiro do FNDE", explica a secretária Rosana Aparecida Carvalho. "Em 120 dias devem ser inauguradas as creches do Sagrado Coração, Estrela e Carvalhos. Para as outras não há previsão", diz.

A secretária orienta os pais a procurarem o órgão para fazerem o cadastro das crianças que precisam de vagas nas creches. É com base nesse cadastro, que serão distribuídas as turmas nas creches.

Comentários