INICIATIVA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE VARGINHA É EXEMPLO PARA IEPHA MG


INICIATIVA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE VARGINHA É EXEMPLO PARA IEPHA MG



As Folias de Reis passaram a integrar o folclore do município de Varginha em meados de 1930, quando o senhor Arlindo Cardoso fundou a companhia de santos reis “Cardoso e Amigos”. As festas já foram celebradas em frente à antiga Cadeia Pública e no Largo da Matriz até finalmente chegarem ao Corredor Cultural, onde aconteceram no último dia 17 de janeiro do corrente ano. Em virtude de uma série de problemas que as companhias vinham encontrando, a prática da celebração estava correndo grave risco de extinção em Varginha. No entanto, a Fundação Cultural de Varginha está conseguindo transformar essa realidade.

No mês de dezembro as 18 Companhias de Folias de Reis cadastradas no Sistema Municipal de Cultura receberam ajuda financeira da Prefeitura de Varginha, visando o pagamento das despesas efetuadas com a aquisição de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos, transporte na locomoção de membros e figurantes, específicos e necessários à apresentação das Cias. E, em maio, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha aprovou o registro das Folias de Santos Reis da cidade como patrimônio imaterial reforçando a manutenção da celebração, agregando valor à comunidade e possibilitando a sociabilização da população.

A preocupação em preservar os grupos fundamenta-se na real importância destes enquanto elementos caracterizadores da identidade religiosa e cultural de Varginha. Os saberes dos foliões de Reis, enquanto uma atividade tradicional e de identidade popular, estão entre os bens culturais imateriais. As folias apresentam-se como celebrações de costumes que transcendem as gerações. Além disso, em muitas localidades, festas culturais e religiosas se mostram como excelentes atrativos turísticos, o que poderia ser proveitoso para o desenvolvimento da cidade.

Agora também o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA-MG está cadastrando as Folias de Reis como patrimônio imaterial de Minas. Vale lembrar que Varginha deu o pontapé inicial nesse trabalho e implementou um projeto pioneiro em todo o país, realizando, inclusive, toda uma Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em torno do tema. A Secretaria de Estado de Cultura, reconhecendo o valioso exemplo do município, deu início neste mês ao cadastramento que culminará no Inventário dos Grupos de Folias, Ternos e Charolas de Minas Gerais. Inclusive, será encaminhada ao Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) uma proposta de pontuação extra no ICMS Cultural para aqueles municípios que aderirem ao Inventário das Folias de Minas.

















Comentários