Venda Literária que 'serve livros' é inaugurada na zona rural de Varginha


Venda Literária que 'serve livros' é inaugurada na zona rural de Varginha
Iniciativa partiu da doação de área por parte de familiares de médico.
Local recebeu nome do profissional Fernando Eugênio do Prado.



Do G1 Sul de Minas


Imagine uma venda que serve livros. Pois é, ela existe. Foi inaugurada nesta terça-feira (1º) na zona rural de Varginha (MG) a Venda Literária. Com um espaço cedido pela família do médico Fernando Eugênio do Prado, que morreu no último mês, a venda recebeu o nome do profissional e as crianças que frequentarem vão receber os ensinamentos contidos em um livro infantil escrito por ele.

Para as crianças da comunidade rural de Varginha, a morte do médico no início de agosto após cair de um cavalo foi o fim da possibilidade de conhecer pessoalmente quem tanto lhes quis passar uma mensagem positiva e um ensinamento, mas não o fim do mundo de fantasia e imaginação que ele criou com a literatura.

A família dele fez a doação de um espaço para que a escola rural pudesse montar uma biblioteca, que acabou tornando-se uma Venda Literária.

“Aqui já funcionou uma venda e por isso virou a Venda Literária. Depois da morte do médico, as crianças resolveram batizar o local com o nome dele, então ficou a Venda Literária Doutor Fernando Eugênio do Prado”, explicou a diretora da escola, Marli Braga Gonçalves.
No balcão, moradores escolhem os livros na zona rural de Varginha, MG (Foto: Reprodução/ EPTV)

E o espaço realmente tem a ‘cara’ de uma venda, com direito a balcão e tudo, e mesmo pequeno e com poucos exemplares, já vem com potencial para o desenvolvimento intelectual das crianças, por meio da obra também deixada por Fernando Eugênio do Prado.

Lições simples como “Juntem suas ferramentas, suas sacolas e mochilas e, lembrem-se, cada lixo em seu devido lugar (...) metais nas sacolas amarelas, vidros nas sacolas verdes, papéis nas sacolas azuis, plástico nas sacolas vermelhas (...) e não se esqueçam jamais do filtro solar, pois o sol está quente como nunca” são algumas das frases contidas no livro “Pedrinho e o Formigueiro”, escrito pelo médico, que morreu no início de agosto após cair de um cavalo.

Com o projeto na Venda Literária, as crianças tem a oportunidade de aprender estas lições de uma maneira divertida. “O livro tem este nome porque o Pedrinho caiu no formigueiro e lá dentro aprendeu tudo o que acontece quando se joga lixo no chão”, disse Kethelin Camile da Silva, de 10 anos.
Com projeto, lições são ensinadas na venda literária em Varginha, MG (Foto: Reprodução/ EPTV)

Para a professora, Cristiane Juvêncio da Silva, os livros são ferramentas que auxiliam na aprendizagem. “As crianças tem muita facilidade de aprender com livros assim”, pontuou.

Já para a família do médico, a ação fez com que ele seja eternizado. “É uma alegria ver que o espaço se tornou a Venda Literária. Acredito que seja uma sementinha que var dar frutos”, destacou.

Comentários