Fotógrafa mineira larga tudo em busca do sonho de trabalhar em Paris
Vanessa Geraldeli trocou carreira na advocacia pelas lentes das câmeras.
Trabalho tem foco no público brasileiro que escolhe a França como destino.
Daniela Ayres Do G1 Sul de Minas
Em busca do sonho: brasileira largou tudo para morar na França (Foto: Arquivo Pessoal/ Vanessa Geraldeli)
Já imaginou jogar tudo para o alto e ir em busca de um sonho? Pois a mineira Vanessa Geraldeli, de 36 anos, não pensou duas vezes quando descobriu que sua felicidade podia estar do outro lado do Atlântico e bem longe do mundo das leis. Quatro meses depois de decidir mudar de carreira, a advogada de Varginha (MG) agora registra em imagens o sonho de casais na romântica Paris, capital da França.
Vanessa abandonou carreira de advogada para se
tornar fotógrafa em Paris (Foto: Vanessa Geraldeli)
Ela não fala francês. O inglês é meio "arranhado", admite. Mas basta pegar uma câmera nas mãos para que as barreiras do idioma sejam superadas. Pelos monumentos da chamada cidade luz, a fotógrafa anda com desenvoltura, os olhos captam os detalhes do que para muitos é a viagem da vida.
"Foi em Paris que eu descobri a fotografia", conta Vanessa. Na época, por volta de 2010, ela era também uma turista. Já havia passado 10 meses em intercâmbio na Irlanda em 2007 e voltava para uma temporada de três meses na capital francesa. Em meio ao passeio, uma amiga lhe emprestou uma câmera profissional. Nascia aí um novo capítulo na vida da varginhense.
Mudando de profissão
Vanessa relembra a sensação a do primeiro contato com uma máquina tão diferente para ela. "Eu amei aquilo. Decidi que eu queria ser fotógrafa naquele momento. Quando voltei para o Brasil, fui atrás de cursos para aprender mais até que criei a minha identidade visual, Vanessa Geraldeli Photo Art."
Enquanto advogava, a sulmineira traçava planos. Em 2014, ela partiu para a prática. Descendente de italianos, ela correu atrás da documentação para conseguir a naturalização que facilitaria sua estadia em países europeus. Depois, vendeu o carro, levantou dinheiro e partiu. Em 21 de maio de 2015, ela aterrissava em território francês e não mais como advogada.
Vanessa Geraldeli em autorretrato: de Varginha para a Paris (Foto: Vanessa Geraldeli)
"Eu já pensava em morar fora do Brasil. Não estava feliz. Você vê que você trabalha fora [no exterior] e seu dinheiro rende. Então surgiu a oportunidade de morar em Paris em 2010. Aí aqui eu me apaixonei pela cidade. Eu voltei em 2015 com a intenção de morar aqui e acho que a França é o país perfeito para o meu projeto de trabalho", diz.
Projeto Paris
Agora oficialmente fotógrafa, Vanessa criou um projeto com foco nos turistas brasileiros. "Projeto Paris tem como público alvo casais brasileiros em lua de mel e fazendo turismo em geral. Até idosos em bodas."
Fotografar o passeio de quem conhece a capital francesa é nova paixão de advogada sulmineira
(Foto: Vanessa Geraldeli)
A França foi o principal destino do turismo mundial em 2014. Segundo dados divulgados em abril de 2015 pelo Ministério das Relações Exteriores, o país recebeu 83,7 milhões de pessoas. Levantamento feito em 2013 pelo governo brasileiro aponta 520.578 brasileiros escolheram a França como destino para turismo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Argentina.
Atenta a esse "filão", Vanessa busca continuar construindo seus sonhos que a cada dia se tornam mais presentes. As fotos que ela produz vão em geral para as redes sociais dos clientes, porque, segundo ela, a moda está na internet.
E se o objetivo é mostrar ao mundo a felicidade estampada nos olhos, Vanessa garante que é a pessoa certa, seja em Paris ou em qualquer outra cidade da França. "É uma novidade. As pessoas vão casar, fazem o 'save the date'. depois fotografam o casamento e eu faço a cobertura da lua de mel", diz.
O prazer por conhecer a capital francesa registrado pelas lentes da sulmineira Vanessa Geraldeli
(Foto: Vanessa Geraldeli)
tópicos:
Varginha
Comentários
Postar um comentário