Crescimento da violência assusta moradores de Varginha, MG


Crescimento da violência assusta moradores de Varginha, MG
Em 2015, foram 19 homicídios na cidade; três deles nos últimos oito dias.
Polícia Civil diz que casos eram pontuais, sem ligação com a criminalidade.



Do G1 Sul de Minas








Os números da violência têm assustado os moradores de Varginha (MG). Até agora, em todo ano de 2015, foram dezenove assassinatos, três deles só nos últimos oito dias. Com isso, a cidade tem um dos maiores índices do Sul de Minas.

Mesmo assim, a Polícia Civil diz que muitos desses casos eram pontuais, sem ligação com a criminalidade, e por isso, não podiam ser prevenidos. "É muito difícil, porque como você vai prevenir um crime passional? Um crime que inicia uma discussão num bar? Uma discussão por qualquer outro motivo e a pessoa vem a cometer um crime?", diz o delegado regional Eduardo da Silva.

A Polícia Militar diz que também não tem como prever casos assim, apenas quando já existe algum tipo de ameaça. "Nós fazemos o monitoramento com essas vítimas e autores e, a partir daí, a gente faz um trabalho preventivo voltado para a contenção do homicídio", conta Hudson Abner Pinto, comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar.

A Polícia Civil ainda informou que soluciona entre 80 e 90% desses crimes em Varginha. Mesmo assim, a população tem se mostrado apreensiva com tanta violência.

Israel Bueno, pai de Jhonatan Cândido Bueno, que morreu após ser baleado na última quarta-feira (23), pediu mais segurança. "Para poder mostrar um caminho novo, um caminho diferente, porque não adianta, através de uma violência, a gente procurar outra violência. Não resolve", disse.
Familiares e amigos protestam por morte de jovem baleado por advogado em Varginha (Foto: Reprodução EPTV / Devanir Gino)

Comentários