Queda de vazão no Ribeirão Santana deixa bairros sem água em Varginha


Queda de vazão no Ribeirão Santana deixa bairros sem água em Varginha
Bairros que ficam na parte alta da cidade estão recebendo menos água.
Volume está 75% menor; Copasa garante que problema será resolvido.



Do G1 Sul de Minas


A falta de chuvas já começa a provocar efeitos em Varginha (MG). Por causa da estiagem, moradores de bairros da parte alta da cidade reclamam da falta de água em alguns períodos do dia. Segundo a Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa), o Ribeirão Santana já teve a vazão reduzida em 75%.

Bairros como Pinheiros e Bela Vista já estão recebendo menos água por causa do ribeirão. Antigamente, a Copasa abastecia 35 bairros com a água que era captada no Ribeirão Santana. De um ano para cá, o número caiu para 23 bairros e agora esse número pode cair ainda mais.

"A Copasa hoje está tomando medidas para ampliar a abrangência da área de abastecimento com a captação do Rio Verde, assim nós vamos diminuir a demanda no Ribeirão Santana", disse Rosângela Krepp, analista administrativo distrital da Copasa.

Para normalizar a situação, a Copasa informou que está construindo uma casa de bomas no antigo reservatório da Praça João Pessoa. De lá, a água do Rio Verde será levada para os locais que eram abastecidos pelo Ribeirão Santana.

"Daqui uns 10 dias, com essas ações que nós estamos tomando, nós vamos conseguir abastecê-los de uma melhor forma", disse Rosângela.

Com a mudança, o Rio Verde passa a ser responsável por quase 90% do abastecimento da cidade. Atualmente, a população de Varginha consomo 28 milhões de litros de água diariamente. A Copasa garente que não vai faltar água, mas isso não quer dizer que está liberado o desperdício.
Vazão do Ribeirão Santana caiu cerca de 75% segundo a Copasa, em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)

Comentários