Realizada na tarde de quarta-feira, 8, no auditório da Minasul (Cooperativa dos Cafeicultores de Varginha), a última reunião antes da mobilização do Programa Cultivando Água Boa (CAB) e sensibilização da comunidade do Ribeirão Santana, em Varginha reuniu cerca de 30 pessoas entre representantes da Prefeitura, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Guarda Civil Municipal, Blog Viva Rio Verde, Empresa de Assistência Técnica de Minas Gerais (Emater), Associação Sabor e Saúde, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicato Rural, Pedreira Santo Antonio, Associação Vertente, Fundação Aprender, Associação de Proteção Ambiental de Varginha e Região (Apavar), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Superintendência Regional de Ensino, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Polícia Ambiental, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-MG).
O encontro foi aberto por Luiz Eduardo Carvalho Gomes, da Copasa que saudou todos os presentes. O secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira falou da importância desse encontro realizado às vésperas da mobilização. Também prestigiaram a reunião, a secretária municipal da Educação, Rosana Carvalho e o gerente da Copara, Marcos Valério.
Inicialmente foi feito um resumo de todas as ações executadas até o momento para que pessoas que ainda não tinham participado do Programa conhecesse o CAB e como está o desenvolvimento em Varginha. Também presente, o secretário municipal de Agricultura, Estevam Tavares ressalta que “é uma oportunidade excelente para rompermos uma estrutura cultural baseada no latifúndio do café e abrirmos espaços para que se incorpore outras atividades solidificando a nossa economia. A finalidade primeira deste Programa se prende à crise hídrica que nos assola exigindo de nós, sociedade e espírito de cidadania a participação na edificação de ações que venham minimizar a situação atual e garantir um futuro com recursos naturais suficientes à demanda da população“. Em sua fala na reunião, o secretário de Agricultura, foi aplaudido ao enfatizar a importância da conscientização de cada um nas ações que são de interesse de todos.
Varginha é a primeira cidade de Minas Gerais a aderir ao CAB e já conta com 42 entidades participantes que estão envolvidas para planejar ações que contribuam com a preservação ambiental.
Foi reforçado o convite para a mobilização que será no sábado, 11, das 15h às 17h, no Campo de Futebol da Pedreira Santo Antonio, solenidade que contará com a presença do prefeito em exercício, Vérdi Melo. Principalmente os moradores, trabalhadores e frequentadores da comunidade do Ribeirão Santana, que foi escolhida para ser a primeira a receber o Programa Cultivando Água Boa, um projeto idealizado pela Itaipu Binacional e que já foi premiado internacionalmente devido à eficácia da mobilização popular e ações em prol do meio ambiente. Confira a programação:
15h – 15h20 – mini show de abertura
15h20 - 15h45 – fala das autoridades
15h45 – 16h10 – exposição de vídeos; importância do CAB para Varginha
16h10 – apresentação do programa + sensibilização
Comentários
Postar um comentário