Prefeitura de Varginha implanta Programa 1º Emprego e 93 jovens já foram inseridos no Mercado de Trabalho






Visando proporcionar vagas para atender o jovem na busca do 1º emprego, a Prefeitura de Varginha, através do Setor de Empregos, integrado ao Departamento de Ouvidoria Municipal e do CDCA - Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, implantou o programa “Aprendiz Legal”, que tem por finalidade a formação técnica profissionalizante de jovens entre 14 e 24 anos para o seu desenvolvimento profissional e inserção no mercado de trabalho, e que já inseriu no Mercado de Trabalho 93 jovens.

O Programa está sendo ministrado pelo CDCA, e até o momento, 26 empresas já assinaram o termo de compromisso no CDCA/Propac, para contratação do jovem no 1º emprego, junto ao programa de aprendizagem credenciado pelo Ministério do Trabalho em Brasília.

Os Adolescentes recebem Carteira de Trabalho pelas empresas parceiras e são regidos pela CLT com garantia de todos os direitos Previdenciários e Trabalhistas como ao salário mínimo ou Piso da Categoria (proporcional a horas trabalhadas no mês que inclui o horário de participação no curso de Formação Profissional), além do FGTS, 13º salário, férias, 1/3 das férias, Vale Transporte, dentre de outros benefícios concedidos de acordo com a estrutura de cada empresa contratante como Plano de Saúde, Vale alimentação ou cesta básica.

O contrato de trabalho tem duração de até 2 anos, com jornada de trabalho de 20 horas semanais, que inclui alguns sábados letivos (um sábado por mês), com frequência obrigatória na parte teórica do curso de formação profissional desenvolvido pelo CDCA com orientação da Ouvidoria Municipal, na segunda-feira, e parte prática na empresa de terça a sexta-feira (jornada de 4 horas diárias). Os adolescentes cadastrados na aprendizagem devem se apresentar na empresa e no curso com a camiseta fornecida pelo CDCA/PROPAC.

As palestras com orientação Profissional para 1º emprego, são ministradas pela Ouvidora Municipal Rosalina Vale da Silva Reis, com suporte técnico para implementação e adequação do cumprimento das exigências estabelecidas para a realização do programa da aprendizagem.

Para o Prefeito Antônio Silva trata-se de um programa oportuno “que vem ao encontro do nosso compromisso inarredável em atender prioritariamente as políticas públicas para a juventude, nas quais a capacitação para enfrentar o Mercado de Trabalho altamente competitivo é das mais relevantes”.

Coordenadora Geral do CDCA, Maria Alice de Barros Bemfica enfatiza que na experiência do Aprendiz Legal, o jovem assume o papel de agente de desenvolvimento de sua própria carreira e de colaborador da empresa que o recebe. “Sua energia, sua criatividade e sua ousadia são canalizadas para renovar ideias, estruturas e processos. Trabalhamos, de fato, para a construção de jovens competentes e prontos para o trabalho”.

Nas fotos, alunos do programa Aprendiz Legal.








Comentários