MG Transplantes faz captação de órgãos no Bom Pastor, em Varginha



Doador é homem de 31 anos morto após queda e traumatismo craniano.
Rins e córneas foram retirados por 2 equipes e serão levados para região.



Do G1 Sul de Minas





Uma captação de órgãos foi feita por duas equipes do MG Transplantes no Hospital Bom Pastor, em Varginha (MG), durante a manhã desta quarta-feira (29). Segundo a direção do hospital, o doador é um homem de 31 anos que sofreu uma queda e teve traumatismo craniado na segunda-feira (27). A família autorizou a doação de rins e córneas.

De acordo com a diretora do hospital, Maria Cristina Cavalcanti, as córneas foram levadas para o Hospital Escola de Itajubá (MG) e os rins devem ser encaminhados para o Hospital Alzira Velano, em Alfenas (MG).

“Nós temos uma comissão interna da instituição, com profissionais que estão aptos para identificar os doadores potenciais e captar. É claro que há uma movimentação, com a realização de exames e abordagem da família. Constatado tudo isso, nós contatamos o MG transplantes”, explicou.

Ainda de acordo com ela, a doação dos órgãos obedece uma fila nacional de pacientes que precisam. “Existe uma fila de clientes necessitados para receber os órgãos. Essa fila é respeitada e eles vão para os primeiros colocados, adequando-se ao biotipo, necessidade física e em algumas vezes, dois órgãos, como por exemplo, neste caso, podem contemplar até quatro clientes”, disse.

Histórico de captações de órgãos
Esta é a segunda vez que o MG Transplantes capta órgãos em Varginha. A primeira ocorreu em agosto de 2014 no Hospital Bom Pastor. A família de uma jovem de 21 anos vítima de um acidente de carro quis doar córneas, fígado, rins, pâncreas e coração. Os órgãos foram levados para Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Segundo o MG Transplantes, em 2014 foram realizadas 34 captações de órgãos no Sul de Minas e 16 neste ano.

Comentários