“VARGINHA TEM MUITO O QUE COMEMORAR NO MÊS DO MEIO AMBIENTE”, DIZ SECRETÁRIO MUNICIPAL





Neste mês de junho, a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Meio Ambiente enumera conquistas que, segundo, o secretário Joadylson Barra Ferreira, são dignas de comemoração. “São conquistas aguardadas ansiosamente pela população em geral”, ressalta, citando os fatos.

ATERRO SANITÁRIO – “Depois de um esforço de dois anos e meio, foi obtida a licença ambiental necessária para que a Copasa, através de lei aprovada na Câmara, opere o Aterro Sanitário, muito provavelmente até o final do ano. Com o Aterro Sanitário cerca de 130ton/dia deixarão de ser depositadas no lixão que existe na cidade há cerca de duas décadas e meia”.

RESÍDUOS HOSPITALARES – “Varginha hoje dá a destinação final correta a todo resíduo produzido por hospitais, consultórios odontológicos, clínicas veterinárias, pet shop, Unidades Básicas de Saúde, consultórios médicos, através de serviços de terceirização com empresas ambientalmente licenciadas. Esses resíduos, por muitos anos, foram descartados no lixão do Bairro Corceti, mas agora, através de uma fiscalização efetiva da Vigilância Sanitária, tem uma destinação correta, de acordo com exigências do Ministério da Saúde”.

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL – “Atualmente o volume de resíduos da construção civil chega 100ton/dia, em Varginha. Graças a um trabalho efetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com os proprietários de caçamba, já temos uma empresa praticamente licenciada para reciclar todo o material de construção, conquista esta que merece ser muito comemorada”.

PARQUES – “O município possui dois parques lindos e revitalizados: Novo Horizonte e Centenário. Temos projetos em andamento para elaboração da revitalização do Parque São Francisco e do Parque dos “Dinossauros”, localizado ao lado do Estádio Municipal, no bairro Padre Vitor”.

COLETA DE LIXO – “É alto o índice de aprovação da população quanto à coleta de lixo, área que herdamos com problemas seríssimos, mas revertemos a situação e alcançamos um nível ótimo de satisfação. Dentro de pouco tempo estaremos fazendo a coleta de lixo com os oito caminhões adquiridos pela Administração Municipal. Os coletores contam com todos os EPIS (Equipamentos de Proteção Individual) como luvas e uniformes”.

COLETA SELETIVA – “Já foram iniciados os trabalhos para um projeto piloto com os seguintes parceiros: Copasa (para a compra de equipamentos para os catadores como balança e prensa; Insea (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável - responsável por todo o diagnóstico dos catadores de Varginha); CRAS (Centro de Referência de Assistência Social, que também ajuda no diagnóstico dos bairros) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente adianta que a data provável para início do projeto piloto será agosto deste ano”.

- PNEUS INSERVÍVEIS – “Ao iniciarmos a gestão da Secretaria do Meio
Ambiente encontramos uma herança de 40 mil pneus jogados numa indústria. Com muito esforço e empenho conseguimos dar destinação final a esse material, pagando fretes de mais de dez carretas para fazer o transporte dos pneus. Hoje temos que comemorar o convênio com a Reciclanip, considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo - é uma cooperativa dos produtores da indústria de pneus, em São Paulo. A Prefeitura oferece o galpão para recolhimento dos pneus da cidade e a Reciclanip manda a carreta coletá-los em Varginha, sem custo de frete para o município”.

EMPRESAS RECICLADORAS –“Varginha pode comemorar muito o mês do Meio Ambiente por ser rica em empresas recicladoras. Hoje temos reciclagens de isopor, pets, madeira, papel e outras que comercializam vários produtos recicláveis junto a empresas que dão a destinação final correta como alumínio, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha e lixo eletrônico”.

ÁGUA BOA – “Fomos pioneiramente convidados para adotar o Programa Cultivando Água Boa, criado pela Itaipu Binacional e consagrado, inclusive, com premiação da ONU. Varginha desenvolverá o projeto piloto do Estado e que no primeiro momento estará contemplando a microbacia do Ribeirão Santana. O lançamento junto à comunidade deverá ocorrer no início de julho. Cerca de 30 instituições de Varginha já trabalham nesse projeto”.

- PODA DE ÁRVORE – “Foi adquirido um caminhão cabine dupla para transporte dos resíduos de cortes e podas de árvores e transporte com segurança dos funcionários. Além disso, foram adquiridos também, todos os equipamentos como motosserra, podão, motopoda, luvas e EPI´s que não existiam à disposição da equipe da Secretaria do Meio Ambiente para executar com segurança e presteza esse serviço”.

O secretário Joadylson Barra Ferreira conclui afirmando que “como todos podem notar, as conquistas foram bastante expressivas e a Administração Municipal continua avançando cada vez mais para assegurar um meio ambiente saudável em nossa cidade”.










Comentários