PREFEITURA PROSSEGUE COM A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NA UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE



Crianças de 2 a 4 anos de idade e gestantes não atingiram a meta



A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulga a prorrogação do prazo de encerramento da Vacinação contra a gripe, no município. Até o dia 10, 23.986 pessoas haviam sido vacinadas, o que representa um percentual de 80,27%. A grande lacuna ficou por conta das crianças de 2 a 4 anos de idade, com 2,915 imunizadas, um total de 63,74% e gestantes, com 842 vacinadas, um universo de 70,74%. A meta da Secretaria de Saúde era imunizar 29.882 cidadãos.

O alerta vai principalmente para as crianças que não podem ir sozinhas receber a vacina, precisam dos pais ou responsáveis e infelizmente não conseguimos atingir a meta”, destacou a enfermeira coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, Roseane Souza e Silva. Segundo ela, a meta foi atingida Puérperas (até 45 dias após o parto), Idosos e Comorbidade (doenças crônicas como diabetes e hipertensão).

Vacina

A vacina contra a gripe imuniza contra os três vírus que mais ocasionam as doenças mais complicadas, principalmente as pulmonares. “Evita internação e consequentemente o óbito”, lembra a enfermeira. Nessa época do ano, o tempo seco e variação de temperatura favorecem o surgimento de doenças alérgicas que podem ser confundidas com resfriados e gripes. Por isso, além da vacina, a população deve ficar atenta também às medidas básicas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia; evitar contato com pessoas doentes e aglomerações; se estiver com sintomas da gripe, proteja a tosse e o espirro com lenços descartáveis.





Comentários