V Simpósio Regional de saúde mental dá início às programações do 18 de maio, Dia Nacional de Luta Antimanicomial



V Simpósio Regional de saúde mental dá início às programações do 18 de maio, Dia Nacional de Luta Antimanicomial



A realização do V Simpósio Regional de Saúde Mental nesta sexta-feira, 15, no Teatro Mestrinho, marcou oficialmente em Varginha as comemorações pelo dia da Luta Antimanicomial, que acontecerá na segunda-feira 18 de maio. Com o tema "O cenário atual da política de atenção psicossocial: como prosseguir fazendo uma clínica antimanicomial?", o evento reuniu autoridades municipais e profissionais da Rede Municipal de Saúde,, além dos pacientes dom Caps e de seus familiares e de representantes da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e Guarda Civil Municipal, que acompanharam as palestras com os renomados conferencistas vindos do Rio de Janeiro e Aracaju, Edmar Oliveira e Domiciano Siqueira.



Ao falar na abertura do evento, o prefeito Antônio Silva reafirmou o compromisso incondicional do município em apoiar ações como esta, trabalho e iniciativas com o objetivo de integrar os pacientes da Saúde Mental na sociedade, evitando um retrocesso na história, quando eram tratados em manicômios. “Hoje estamos aqui, todos juntos, dividindo o mesmo espaço e as mesmas oportunidades, adquirindo conhecimento e é assim que esperamos que seja sempre”, destacou.



Participaram da solenidade de abertura do Simpósio o prefeito Antônio Silva, os secretários municipais de Saúde, José Antônio Valério e de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães Ferreira, a coordenadora regional de Saúde Mental, Maria Lourdes Orozimbo, a coordenadora municipal de Saúde Mental, Rejane Rodrigues, o presidente do Conselho Municipal de Álcool e Drogas de Varginha, Antônio Marchetti, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Varginha, Célio Ferreira, a coordenadora do Caps, Vanda Maria Rodrigues, o coordenador do Caps AD, Michel Goulart e a coordenadora do Caps I, Maria José Meirelles.



Caminhada do Dia 18 de maio, Dia Nacional de Luta Antimanicomial



No dia 18/05, uma segunda-feira, acontecerá a Caminhada do Dia 18 de maio, Dia Nacional de Luta Antimanicomial com o tema "Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: por uma sociedade sem manicômios".



A caminhada terá sua concentração à partir de 7h30 em frente ao CAPS Adulto (Rua Aristides Paiva, 20), com saída marcada para as 8 horas, com o caminhão de bombeiros e carro de som à frente. Os participantes poderão comparecer com camisetas, faixas, cartazes, alusivos à data do dia 18 de Maio, Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Haverá distribuição de panfletos de esclarecimento e conscientização durante o percurso. Serão percorridas a Avenida Ana Jacinta, Rua Santa Cruz, Rua Presidente Antônio Carlos e Av. Rio Branco, terminando na Praça da Fonte/ Praça do E.T com apresentação de eventos culturais.


















Comentários