PROGRAMA CULTIVANDO ÁGUA BOA AVANÇA EM VARGINHA




Trabalho pioneiro começará pelo Ribeirão Santana; posteriormente, será usado um drone para diagnóstico da área

Varginha sediou o quarto encontro do Programa Cultivando Água Boa (CAB), idealizado pela Itaipu Binacional. A cidade foi convidada para ser a pioneira a receber o CAB, no estado de Minas Gerais. Na reunião desta sexta-feira, 15, no Sest Senat, participaram, a exemplo das reuniões anteriores, representantes de diversas entidades como Instituto Nacional de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Varginha (Aciv), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Minasul (Cooperativa dos Cafeicultores), Sindicato dos Produtores Rurais, Fundação Aprender, entre outros.

Os trabalhos são coordenados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em parceria com a Prefeitura de Varginha. Inicialmente foram abordados os trabalhos realizados até agora e anunciado que o CAB vai ser implantado também em outras cidades mineiras como Itajubá, onde teve uma reunião semana passada; Piranguinho, Pedralva, Patos de Minas, Igarapé e São Tiago (município conhecido como a terra do “Café e do Biscoito”).

Em nome da Prefeitura de Varginha, o secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, saudou todos e desejou sucesso nos trabalhos. Também representando a Prefeitura, estava presente o secretário da Agricultura, Estevan Tavares. Logo após, foi exibido um pré-diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santana. Na exposição foi mostrado um mapa com loteamentos, chacreamentos, resíduos, pesqueiros, fazendas, pedreiras, fábrica de blocos, aterro sanitário e fazendas que estão na área de drenagem da Bacia que tem 36,3km². Posteriormente, será usado um drone que irá ajudar a detalhar a área e definir um diagnóstico completo da área.

A condução dos trabalhos desse encontro foi com o superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz. Os presentes foram destinados a grupos que discutiram cinco temas: Produção e o Consumo Sustentável; Educação Ambiental (Sensibilização); Saúde (vitalidade comunitária, organização e cultura); Gestão por bacias (uso ocupação e conservação do solo, água e biodiversidade; e, Saneamento Ambiental(efluentes, água e resíduos). Cada um expõe como pode participar e agregar ações à execução do projeto.

No início de junho, será realizada uma reunião para definir o lançamento do CAB na região do Ribeirão Santana que tem também cafeicultores da Comunidade dos Martins. O projeto em Varginha é piloto e servirá de modelo para os demais municípios. O objetivo central é a conservação da água. As ações serão para curto, médio e longos prazos. A Prefeitura de Varginha abraça a causa na defesa do meio ambiente dando início a ações que terão reflexo imediato e no futuro.






Comentários