Começa a Campanha de Vacinação contra a gripe em Varginha


Começa a Campanha de Vacinação contra a gripe em Varginha



(Foto: Divulgação )
Prefeitura oferece vacina em 22 postos
Equipes vão ao Lar São Vicente de Paula e na Vila Vicentina
Sete carros vão circular no Dia D, próximo sábado

Começou em Varginha a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. A previsão é imunizar 49 milhões de pessoas em todo o país. Em Varginha, de acordo com a Prefeitura, através do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, a meta é vacinar 29 mil pessoas até o próximo dia 22. A vacinação começou ontem (segunda-feira, 4), nas regiões urbana e rural e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Central. O Dia 'D' de mobilização nacional será no sábado, 9 de maio.

A campanha, em Varginha, mobiliza 120 profissionais da área da saúde e ocorre em 17 Unidades de Saúde (postos de vacinação) na Zona Urbana e em cinco postos de vacinação na Zona Rural distribuída em 11 pontos. Equipes de vacinadores vão deslocar até o Lar São Vicente de Paula e na Vila Vicentina. A estrutura conta ainda com sete veículos que ficarão circulando no dia D (09/05), suprindo as Unidades de Saúde, atendendo intercorrências.

Vacina

A vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores. Ano passado, 80,37% da meta foi alcançada com 19.446 pessoas de todos os grupos vacinadas.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe.

Prevenção

A vacina não substitui ações preventivas como: lavar as mãos várias vezes ao dia; evitar contato com pessoas doentes e aglomerações; se estiver com sintomas da gripe, proteja a tosse e o espirro com lenços descartáveis.

Público Alvo

Na campanha, serão vacinados os integrantes do grupo prioritário formado por pessoas com:

- 60 anos ou mais de idade;
- Trabalhadores de saúde: Todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

- Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos;

- Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional

- Puérperas: todas as mulheres no período de até 45 dias após o parto.

- Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional,

- Os grupos portadores de doenças crônicas, não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, conforme segue abaixo.

Comentários